Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha, Ana Paula Gomes da | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Elielson Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Holanda , Francisco Laécio Araújo de | - |
Autor(es): dc.creator | Egoshi, Jéssica Seina | - |
Autor(es): dc.creator | Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:45:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:45:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19132 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sseditora.com.br/wp-content/uploads/Livro-ABRACE-FINAL-corrigido.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023346 | - |
Descrição: dc.description | O presente texto é fruto da mesa temática com o mesmo título supracitado, apresentada na ABRACE em 2021. Tal trabalho irá analisar diferentes experiências artístico-performativas em âmbito escolar em cidades do interior mineiro, a saber, Barbacena e São João del-Rei, cidades turísticas, cujos espaços foram tombados pelo IPHAN na condição de patrimônios históricos. Parte do recorte da pesquisa nas cidades mineiras supracitadas se refere à união entre a prática performativa no circuito histórico – localizado nas áreas centrais das cidades – e os lugares, cuja ideia de patrimônio arquitetônico oficial não chega, tais como as periferias e outras beiras. O delineamento deste trabalho se refere também ao caráter interinstitucional dos projetos educacionais realizados a partir do programa PIBID Artes, ocorridos em duas universidades federais, UFOP e UFSJ, e, no caso de Barbacena, os projetos de ensino performativo ocorreram em um Núcleo de Estudos e Produção em Teatro, denominado NET, que integra o Instituto Curupira. Desse modo, traçou-se uma discussão acerca das noções de experiência como algo que passa pela pele dos alunos a partir da abordagem artístico-pedagógica, realizada em escolas públicas por discentes do ensino fundamental, médio e em espaços não formais de ensino, cujas proposições caminharam entre a autoria e o protagonismo dos alunos, a partir de criações cênicas derivadas de provocações de docentes coautores deste trabalho. Neste espectro, as noções de performatividade referem-se, em parte, à consciência de um espaço compartilhado, de um lugar de comunhão em que o performer-discente e o espectador dividem a presença no mesmo ambiente. Neste lugar, cria-se uma porosidade entre a noção de “vida” e o que é próprio da linguagem cênica, pois as fronteiras na relação palco-plateia, ator-performer, real-ficcional, se diluem (Féral, 2008). | - |
Descrição: dc.description | This article is the result of the thematic table with the same title mentioned above, presented at ABRACE in 2021. This work will analyze different artistic-performative experiences in schools in cities in the interior of Minas Gerais, namely, Barbacena, São João del-Rei, tourist cities, whose spaces were listed by IPHAN as historical heritage. Part of the research cutout in the aforementioned cities in Minas Gerais refers to the union between the performative practice in the historical circuit – located in the central areas of the cities – and places, whose idea of official architectural heritage does not reach, such as the peripheries and other borders. The design of this work also refers to the interinstitutional character of the educational projects carried out from the PIBID Artes program, which took place in two federal universities, UFOP and UFSJ, and, in the case of Barbacena, the performative teaching projects took place in a Center for Studies and Theater production, called NET, which integrates the Curupira Institute. In this way, a discussion about the notions of experience as something that passes through the skin of the students was outlined, based on the artistic-pedagogical approach, carried out in public schools by students of elementary and secondary education and in non-formal teaching spaces, whose propositions they walked between the authorship and the protagonism of the students, from scenic creations derived from the provocations of teachers who co-authored this work. In this spectrum, the notions of performativity refer, in part, to the awareness of a shared space, of a place of communion in which the performer-student and the spectator share presence in the same environment. In this place, a porosity is created between the notion of “life” and what is characteristic of scenic language, as the boundaries in the stage-audience, actor-performer, real-fictional relationship are diluted (Féral, 2008). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Stricto Sensu | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte-educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performatividade | - |
Título: dc.title | Práticas perfomativas em espaços formais e não formais de ensino : trocas e propostas no interior de Minas Gerais. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: