Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Araujo, Arthur Medrado Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Margareth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:45:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:45:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14814 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.25242/8876102820202016 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023270 | - |
Descrição: dc.description | Nesse artigo abordaremos um processo de produção teórico/prático que pretendeu a elaboração de uma metodologia de intervenção, a Olhares (Im)possíveis, por meio de oficinas com a linguagem audiovisual. Estes escritos lançam um olhar sobre o trabalho desenvolvido com crianças de 10 e 11 anos, da escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, na periferia de Ouro Preto durante os meses de maio e dezembro de 2017. Neste artigo iremos, em um primeiro momento, lançar os olhares para uma imagenssintoma produzida durante uma das atividades. A partir de sua dimensão acidental, inspirando-nos no paradigma indiciário de Carlo Guinzburg (1989), encontraremos nas perspectiva do detalhe apresentada por Rancière (2009), uma possibilidade de análise. Em seguida, iremos nos atentar a perceber como essa imagem parece funcionar como uma imagem-intolerável (Rancière, 2012). Por último, a partir da noção de violência (Soares, 2011 e Clastres, 2004) iremos entender que o trabalho com essas imagens-intoleráveis (a elaboração de seus testemunhos) permitiu aos sujeitos a criação de pequenos espaços de fuga as realidades as quais estão inseridos/as. | - |
Descrição: dc.description | In this article, we will approach a theoretical / practical production process that intended the development of an intervention methodology, the "Looks (Im) Possible"), through workshops with the audiovisual language. These writings take a look at the work developed with children aged 10 and 11, from the Municipal School Professor Adhalmir Santos Maia, on the outskirts of Ouro Preto during the months of May and December 2017. In this article we will, in a first moment, launch looks at an image produced during one of the activities. From its accidental dimension, inspiring us in the indicative paradigm of Carlo Guinzburg (1989), we will find in the perspective of the "detail" presented by Rancière (2009), a possibility to analyze it. Then, we will look at how this image seems to function as an "intolerable image" (Rancière, 2012). Finally, from the notion of violence (Soares, 2011 and Clastres, 2004) we will understand that working with these "intolerable images" (the elaboration of their testimonies) allowed the subjects to create small spaces of escape from the realities which are inserted. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os artigos submetidos ao periódico Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Fonte: Revista POHSA <https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/about>. Acesso em: 08 jun. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa intervenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Título: dc.title | O ensino da linguagem audiovisual e imagens-sintomas. | - |
Título: dc.title | The teaching of audiovisual language and symptomimages. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: