Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Pâmella de | - |
Autor(es): dc.creator | Capistrano, Renata | - |
Autor(es): dc.creator | Zequinão, Marcela Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Siomara Aparecida da | - |
Autor(es): dc.creator | Beltrame, Thais Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Fernando Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:45:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:45:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9860 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023269 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras‑chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram‑se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente — de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas —, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico. | - |
Descrição: dc.description | Objective: To analyze the literature on the effectiveness of exergames in physical education classes and in the acquisition and development of motor skills and abilities. Data source: The analyses were carried out by two independent evaluators, limited to English and Portuguese, in four databases: Web of Science, Science Direct, Scopus and PubMed, without restrictions related with year. The keywords used were: “Exergames and motor learning and motor skill” and “Exergames and motor skill and physical education”. The inclusion criteria were: articles that evaluated the effectiveness of exergames in physical education classes regarding the acquisition and development of motor skills. The following were excluded: books, theses and dissertations; repetitions; articles published in proceedings and conference summaries; and studies with sick children and/or use of the tool for rehabilitation purposes. Data synthesis: 96 publications were found, and 8 studies were selected for a final review. The quality of the articles was evaluated using the Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) scale and the Physiotherapy Evidence Database (PEDro) scale. Evidence was found on the recurring positive effects of exergames in both motor skills acquisition and motor skills development. Conclusions: Exergames, when used in a conscious manner — so as to not completely replace sports and other recreational activities —, incorporate good strategies for parents and physical education teachers in motivating children and adolescents to practice physical exercise. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article under the CC BY license. Fonte: o próprio artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidade motora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Título: dc.title | Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática. | - |
Título: dc.title | Exergames as a tool for the acquisition and development of motor skills and abilities : a systematic review. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: