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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ana Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ana Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Healy, Siobhan Victoria | - |
Autor(es): dc.contributor | Torisu, Edmilson Minoru | - |
Autor(es): dc.creator | Simões, Nara de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:45:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:45:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023250 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa em Educação Matemática para surdos em uma perspectiva inclusiva, ainda é um campo relativamente novo. Apenas em 2002 a Língua Brasileira de Sinais tornou-se reconhecida como a primeira língua dos surdos e, em 2013, é criado o Grupo de Trabalho de Educação Matemática Inclusiva. Contudo, ainda que a Libras tenha sido inserida nos cursos de Licenciatura, observa-se que a maioria dos professores de Matemática não sabe se comunicar utilizando essa linguagem e desconhece a cultura surda. Como professora de Matemática que atua em uma escola bilíngue para surdos em Minas Gerais, me propus a investigar possíveis contribuições de um processo reflexivo sobre minha própria prática, voltado para meu desenvolvimento profissional, e, consequentemente, para a melhoria dessa prática. Assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, se caracteriza como um estudo de intervenção sobre a própria prática e se fundamenta na Educação Matemática Inclusiva e na cultura surda. A partir do estudo da literatura, de entrevistas com adultos(as) surdos(as) e com professoras que atuam com alunos surdos, promovi mudanças em minhas aulas de Matemática para classes do 8º ano do Ensino Fundamental e as documentei cuidadosamente. Os dados foram produzidos principalmente a partir do meu Diário de Campo, subsidiado por observações e gravações em vídeo de aulas e alguns registros produzidos pelos alunos. Minhas reflexões ao longo do processo me fizeram perceber que, apesar de todo meu interesse e desejo de ensinar Matemática de modo rico e produtivo, minha prática pedagógica era, basicamente, tradicional, ainda que ministrada em Libras. Me aproximar de modo mais efetivo e reflexivo da cultura surda e de meus(minhas) estudantes, de modo teórico e empírico, favoreceu meu desenvolvimento profissional e minha prática pedagógica. A análise evidenciou que a experiência de planejar, executar e analisar minhas intervenções foi profundamente formativa para mim, na medida que possibilitou um processo contínuo de reelaboração da prática a partir de reflexões sobre a mesma. Esta experiência propiciou ainda mudanças nas relações entre mim, os alunos e o conhecimento matemático, confirmando que o ensino da Matemática por meio de práticas pedagógicas inclusivas, pode proporcionar uma aprendizagem mais rica para os(as) alunos(as) surdos(as) ao fazer sentido para eles(as). A partir deste estudo foi elaborado um Produto educacional, no formato de livro, voltado para professores, futuros professores e formadores de professores de Matemática. | - |
Descrição: dc.description | Research in Mathematics Education for the deaf through an inclusive perspective is still a relatively new field. It was only in 2002 that the Brazilian Sign Language (also known as Libras) became recognized as the first language of the deaf and, in 2013, the Workgroup on Inclusive Mathematics Education was created. However, even though Libras has been included in Teaching Degree courses, it is observed that most Mathematics teachers do not know how to communicate using this language and they are unaware of the deaf culture. As a Mathematics teacher who works in a bilingual school for the deaf in Minas Gerais, I seek to investigate possible contributions of a reflective process on my own practice, aiming at my professional development, and, consequently, at the improvement of this practice. Thus, this qualitative approach research is characterized as an intervention study on its author's practice and it is based on the Inclusive Mathematics Education and the deaf culture. Stemming from the study of the literature, the interviews with deaf adults and teachers who teach to deaf students, I promoted changes in my Mathematics classes for the 8th grade of Elementary School, which have been carefully documented. The data were produced mainly from my Field Journal, supported by observations and video recordings of classes and some records produced by the students. My reflections throughout the process made me realize that, despite all my interest and desire to teach Mathematics in an outstanding and productive way, my pedagogical practice was basically traditional, even though it was taught in Libras. Getting closer in a more effective and reflective way to the deaf culture and to my students, in a theoretical and empirical way, favored my professional development and my pedagogical practice. The analysis evinced that the experience of planning, carrying out and analyzing my interventions was deeply formative for me, since it enabled a continuous process of reelaboration of the practice based on reflections about it. This experience also provided changes in the relationship between me, the students and mathematical knowledge, confirming that the teaching of Mathematics through inclusive pedagogical practices can foster richer learning for deaf students and, at the same time, make sense to them. From this study, an educational product was developed, in book format, aimed at teachers, teachers in training, and teacher educators of Mathematics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática para surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura surda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação sobre a própria prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | - |
Título: dc.title | Articulando a Educação Matemática Inclusiva e a cultura surda em uma pesquisa de intervenção sobre a própria prática. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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