O controle da fruição literária na escola.

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Autor(es): dc.creatorSoares, Ivanete Bernardino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:45:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:45:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19688-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/S1413-24782023280077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023241-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é problematizar a ideia de que o gosto pela literatura seria uma mera habilidade a ser desenvolvida na escola, independentemente dos condicionamentos sociais dos alunos. Além de discutir o papel da leitura subjetiva da literatura, analisaremos sete habilidades inscritas na Base Nacional Comum Curricular que tratam especificamente da apreciação da literatura. Em termos metodológicos, valer-nos-emos das ferramentas da Análise do Discurso, por con- cebermos o documento como uma enunciação composta tanto de sua materialidade verbal, quanto da conjuntura ideológica que a tornou um acontecimento. Embora o documento apresente avanços em relação à educação literária praticada nas escolas, o estudo aponta para um tratamento tecnicista da fruição, informado como está por pressupostos neoliberais articulados às prescrições educacionais.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to question the idea that the taste for literature would be merely an ability to be developed at school, independently of the students’ social conditioning. In addition to discussing the role of subjective readings of literature, we are going to analyze seven abilities registered in the Brazilian National Common Curricular Basis [Base Nacional Comum Curricular] that deal specifically with the appreciation of literature. In methodological terms, we draw on tools provided by Discourse Analysis due to the conception of this document as an utterance composed both of verbal materiality and an ideological conjecture behind. Although the document presents advancements regarding literary education at schools, the study points to a technicist treatment of fruition, aligned to the neo- liberal postulates articulated with the educational prescriptions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Educação, exceto onde identificado, estão sob licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Educação <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectFruição estética-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de literatura-
Título: dc.titleO controle da fruição literária na escola.-
Título: dc.titleLiterary enjoyment control at school.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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