Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Soares, Ivanete Bernardino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:45:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:45:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19688 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280077 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023241 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é problematizar a ideia de que o gosto pela literatura seria uma mera habilidade a ser desenvolvida na escola, independentemente dos condicionamentos sociais dos alunos. Além de discutir o papel da leitura subjetiva da literatura, analisaremos sete habilidades inscritas na Base Nacional Comum Curricular que tratam especificamente da apreciação da literatura. Em termos metodológicos, valer-nos-emos das ferramentas da Análise do Discurso, por con- cebermos o documento como uma enunciação composta tanto de sua materialidade verbal, quanto da conjuntura ideológica que a tornou um acontecimento. Embora o documento apresente avanços em relação à educação literária praticada nas escolas, o estudo aponta para um tratamento tecnicista da fruição, informado como está por pressupostos neoliberais articulados às prescrições educacionais. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study is to question the idea that the taste for literature would be merely an ability to be developed at school, independently of the students’ social conditioning. In addition to discussing the role of subjective readings of literature, we are going to analyze seven abilities registered in the Brazilian National Common Curricular Basis [Base Nacional Comum Curricular] that deal specifically with the appreciation of literature. In methodological terms, we draw on tools provided by Discourse Analysis due to the conception of this document as an utterance composed both of verbal materiality and an ideological conjecture behind. Although the document presents advancements regarding literary education at schools, the study points to a technicist treatment of fruition, aligned to the neo- liberal postulates articulated with the educational prescriptions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Educação, exceto onde identificado, estão sob licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Educação <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fruição estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de literatura | - |
Título: dc.title | O controle da fruição literária na escola. | - |
Título: dc.title | Literary enjoyment control at school. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: