A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.creatorCunha, Maria Amália de Almeida-
Autor(es): dc.creatorMatos, Daniel Abud Seabra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:45:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:45:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023222-
Descrição: dc.descriptionO final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.-
Descrição: dc.descriptionThe end of high school is a time of difficult transition to adulthood. In order to understand how different spheres of socialization influence in this crucial phase of decision making and planning towards the future, for this research we selected students other two in Mariana. The selected methodology was qualitative and the techniques used were questionnaire and interview. The questionnaire aimed to identify trends and make a descriptive outlook of young graduates and their families. The interviews contributed to an analysis of everyday reality and intergenerational transfers between grandparents, parents and young people. Thus, this research discusses how different generations present in the same domestic space facing the entrance in the labor market, as they build their strategies and plans to the future, and how they relate to other spheres of socialization.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista da FAEEBA permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/335>. Acesso em: 11 mar. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectEscolha profissional-
Palavras-chave: dc.subjectTransmissão geracional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleA difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.