Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Cyntia Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ladeira, Luiz Orlando | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Cristiano Fantini | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Flávio Guimarães da | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Erica Milena de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Versiani, Alice Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jorge Fernando de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Cíntia Lopes de Brito | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Breno de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9181 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023168 | - |
Descrição: dc.description | Use of gold nanoparticles functionalization experiment was conducted in a biotechnology summer course at UFOP as a model for the introduction of the laboratory practice in nanotechnology for postgraduate courses in the areas of chemistry and biotechnology. The gold nanorods were synthesized by the seed method and then, functionalized with anti-IL-6 antibodies using the reagents EDAC/NHS and polyethyleneimine (PEI). This nanocompound was tested against the binding with the specific antigen (IL-6) and changes in the longitudinal plasmon absorption spectrum showed the coupling efficiency, which was also verified by the decrease in zeta potential. The experiment was satisfactory, with a positive feedback from participants, and could be implemented in nanotechnology practical classes from postgraduate courses, as a way for improve education in the emergent area of nanobiotechnology. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | A Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gold nanorods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surface plasmon resonance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nanotechnology experiment | - |
Título: dc.title | Uso de nanobastões de ouro para o desenvolvimento de aulas práticas de nanotecnologia. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: