Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Autor(es): dc.creator | Mesquita, Ana Paula Santos de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17151 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-023-01472-9 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s11858-023-01472-9 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023165 | - |
Descrição: dc.description | Citizenship education is historically linked with political developments that have forced governments to think deeper about nationality, power, identity, and the process of decolonization since large sectors of the population are denied and even excluded from the development of their citizenship. Currently, there is a need to provide mechanisms that foster the develop- ment of students’ citizenship by enabling them to position themselves critically, politically, responsibly, and constructively in their own sociocultural contexts. These mechanisms contribute towards ofering the intellectual tools needed to participate in society and also can encourage educators to develop pedagogical actions that stimulate students to develop their citizen- ship and be aware of problems they face in their communities. Thus, results of a study conducted in a public middle school, located in the metropolitan region of Belo Horizonte, Brazil, with 12 eighth-grade middle school students enrolled in a state public school, who are residents in a peripheral community, showed how ethnomodelling contributed to the development of mathematical content, which helped them to understand and propose solutions to the lack of basic sanitation. We concluded that competencies to analyze, decide, and judge solutions through the elaboration of ethnomodels helped students to make decisions to local and global problems, which promoted the development of their citizenship as well as the acknowledgment that the denial and exclusion process of peripheral communities’ members still prevails in modern society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grounded theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peripheral communities | - |
Título: dc.title | An ethnomodelling perspective for the development of a citizenship education. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: