Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fazito, Dimitri | - |
Autor(es): dc.creator | Higgins, Silvio Salej | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Antonio Carlos Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Timoteo, Geraldo | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Wellington Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18219 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8942582 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/empiria. 58.2023.37382 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023136 | - |
Descrição: dc.description | Este trabajo propone una estrategia, denominada como Modelo de Redes Sociales Cognitivas (MRSC), para recolectar datos relacionales a partir de informantes-clave. Ofrecemos una solución para la doble problemática de, por un lado, definir los límites de una red de interaciones y, por el otro, recolectar datos de una red completa basada en la percepción de informantes que son observadores privilegiados del proceso social en estudio. El proyecto fue implementado para diagnosticar la dinámica de las relaciones comunitarias en comunidades de pesquerías tradicionales, por encomienda de un proyecto de investigación-acción (PESCARTE), en el campo de la educación ambiental, en el litoral del estado de Rio de Janeiro (Brasil). La propuesta combina técnicas de recolección de datos de redes personales y de redes completas. Los instrumentos elaborados para la recogida de datos y los procedimientos utilizados para validar la estrategia son detallados. Artículo financiado por el Proyecto de Educación Ambiental (PEA) PESCARTE, iniciativa de mitigación exigida por la Licencia Federal Ambiental conducida por el Instituto Brasilero del Medio Ambiente y de los Recursos Naturales Renovables (IBAMA). | - |
Descrição: dc.description | This paper proposes a strategy, named as Model of Social Cognitive Networks, for collecting relational data from key informants. We offer a solution to the double problem of, on the one hand, defining the boundary of a network of interactions, and on the other hand, collecting data from a complete network based on the perception of informants who are privileged observers of the social process under study. The design was implemented as part of a diagnostic on the dynamics of community relations in traditional fishing communities, in the service of a research-action project (PESCARTE), in the field of environmental education, on the coast of the state of Rio de Janeiro (Brazil). The proposal combines techniques for collecting data from personal networks and complete networks. The instruments elaborated for data collection and the procedures used to validate the strategy are detailed. Article financed by the Environmental Education Project (PEA) PESCARTE, a mitigation initiative required by the Federal Environmental License conducted by the Brazilian Institute of Environment and Renewable Natural Resources (IBAMA). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análisis de redes sociales | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociología relacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes cognitivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Líderes comunitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pescarte | - |
Título: dc.title | Entre redes completas y personales : estrategia de recolección de datos cognitivos con informantes clave. | - |
Título: dc.title | Between complete and personal networks : strategy for collecting cognitive data from key informants. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: