Compreensão dos professores sobre os jogos esportivos coletivos : estudo de caso.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Siomara Aparecida da-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Hélen Cristina Cunha-
Autor(es): dc.creatorCaríssimo, João Marcelo Niquini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:44:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:44:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19665-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55905/cuadv16n2-109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023073-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do artigo foi analisar a compreensão de professores de educação física acerca da capacidade de jogo nos jogos esportivos coletivos (JEC). Participaram da pesquisa três professores da rede pública de ensino com licenciatura plena em Educação Física. A pesquisa foi realizada em 3 etapas: inicialmente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise de vídeo de um jogo de Basquetebol. Na etapa 2, foram realizados encontros e discussões, com temas dentro das premissas tático-técnicas da capacidade de jogo, construindo o conhecimento em um processo coletivo. Na etapa 3, foi realizada a análise do mesmo recorte de vídeo da etapa 1 para verificar a comparação entre as etapas. Nos resultados foi percebido na etapa 1 que os professores tinham um enfoque maior na dimensão técnica, entretanto, ao final da última etapa foi observado uma ampliação do olhar na identificação de situações tático-técnicas nos vídeos apresentados, em maioria, relacionadas à dimensão tática da capacidade de jogo. A partir dos resultados encontrados, acredita-se que é possível acontecer uma mudança na visão de jogo dos professores sobre as ações dos alunos a curto prazo. Essa alteração proporciona conhecimentos do jogo para além da técnica e das capacidades táticas básicas.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of the article was to analyze the understanding of physical education teachers about the ability to play in collective sports games (JEC). Three public school teachers with a degree in Physical Education participated in the research. The research was carried out in 3 stages: initially, semi-structured interviews and video analysis of a Basketball game were carried out. In stage 2, meetings and discussions were held, with themes within the tactical-technical premises of gaming capacity, building knowledge in a collective process. In step 3, the same video clipping from step 1 was analyzed to verify the comparison between the steps. In the results, it was noticed in stage 1 that teachers had a greater focus on the technical dimension, however, at the end of the last stage, a broadening of the perspective was observed in the identification of tactical-technical situations in the videos presented, most of which were related to the tactical dimension of gaming ability. Based on the results found, it is believed that it is possible to change the teachers' vision of the students' actions in the short term. This change provides knowledge of the game beyond basic technique and tactical skills.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsCuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão de jogo-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento docente-
Título: dc.titleCompreensão dos professores sobre os jogos esportivos coletivos : estudo de caso.-
Título: dc.titleUnderstanding of teachers about collective sports games : case study.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.