Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Geraldo Magella Barbosa de | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Marinez Meneghello | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Luciana Hoffert Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19378 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023071 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa, cujos objetivos foram: i) investigar se o uso do Objeto de Aprendizagem Multimídia (OAM) impresso poderia influenciar na motivação do aluno que o utiliza, e se esta motivação seria suficiente para que o aluno lesse, antecipadamente, o conteúdo a ser trabalhado em sala; ii) avaliar se seria possível utilizar Dispositivos Móveis (DM) como recurso didático em sala de aula e fora dela, e quais seriam as possíveis implicações deste uso para o processo de ensino e de aprendizagem de Física. Aliado a pesquisas no campo da Aprendizagem Móvel (Mobile Learning), o OAM foi elaborado à luz de estudos na área da Teoria da Carga Cognitiva e da Teoria da Aprendizagem Multimídia. Tal OAM foi aplicado para o Ensino de Ciências (Física) a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi referenciada segundo a Teoria da Difusão da Inovação. Por meio dela verificamos um aumento na motivação desses alunos, na utilização do OAM, a ponto de gerar um estímulo no estudo antecipado do conteúdo trabalhado em sala de aula, além do incremento significativo alcançado nas concepções newtonianas. | - |
Descrição: dc.description | In this article, we bring the results of research whose objectives were: i) to investigate if the use of the printed Multimedia Learning Object (MLO) could influence the motivation of the student who uses it and if this motivation would be enough for the student to read it, in advance, the content to be worked on in the classroom; ii) evaluate if it would be possible to use Mobile Devices (MD) as a didactic resource in the classroom and beyond, and what would be the possible implications of this use for the teaching and learning process of Physics. Combined with research in the field of Mobile Learning, the MLO was developed in light of studies in the area of Cognitive Load Theory and Multimedia Learning Theory. Such MLO was applied for Science Teaching (Physics) to students of Youth and Adult Education. The research was referenced according to the Diffusion of Innovation Theory; through it, we verified an increase in the motivation of these students in the use of the MLO, to the point of generating a stimulus in the anticipated study of the content worked in the classroom, in addition to the significant increase achieved in Newtonian conceptions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Insignare Scientia permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7841>. Acesso em: 19 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objeto de aprendizagem multimídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile learning | - |
Título: dc.title | Objeto de aprendizagem multimídia aplicado a dispositivos móveis : uma proposta para o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. | - |
Título: dc.title | Multimedia learning object applied to mobile devices : a proposal for Science teaching in Youth and Adult Education. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: