Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Navarro, Pedro Daibert de | - |
Autor(es): dc.creator | Haddad, João Paulo Amaral | - |
Autor(es): dc.creator | Rabelo, Juliana Veiga Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Claudia Hermínia de Lima e | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Isabela Neves de | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Wânia da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Silvana Spíndola de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16051 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.36416/1806-3756/e20210018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023067 | - |
Descrição: dc.description | Objective: Evaluate the impact of the instrument of the “Stratification by Degree of Clinical Severity and Abandonment Risk of Tuberculosis Treatment” (SRTB) on the tuberculosis outcome. Methods: This study was a pragmatic clinical trial involving patients with a confirmed diagnosis of tuberculosis treated at one of the 152 primary health care units in the city of Belo Horizonte, Brazil, between May of 2016 and April of 2017. Cluster areas for tuberculosis were identified, and the units and their respective patients were divided into intervention (use of SRTB) and nonintervention groups. Results: The total sample comprised 432 participants, 223 and 209 of whom being allocated to the nonintervention and intervention groups, respectively. The risk of treatment abandonment in the nonintervention group was significantly higher than was that in the intervention group (OR = 15.010; p < 0.001), regardless of the number of risk factors identified. Kaplan-Meier curves showed a hazard ratio of 0.0753 (p < 0.001). Conclusions: The SRTB instrument was effective in reducing abandonment of tuberculosis treatment, regardless of the number of risk factors for that. This instrument is rapid and easy to use, and can be adapted to different realities. Its application showed characteristics predisposing to a non-adherence to the treatment and established bases to mitigate its impact. | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Avaliar o impacto do instrumento denominado “Estratificação por Grau de Risco Clínico e de Abandono do Tratamento da Tuberculose” (ERTB) nos desfechos da tuberculose. Métodos: Ensaio clínico pragmático envolvendo pacientes com diagnóstico confirmado de tuberculose atendidos em uma das 152 unidades de atenção primária à saúde na cidade de Belo Horizonte (MG) entre maio de 2016 e abril de 2017. Foram identificadas áreas de cluster para tuberculose, e as unidades e os respectivos pacientes foram divididos em grupos intervenção (uso do instrumento ERTB) e não intervenção. Resultados: A amostra total foi composta por 432 participantes, dos quais 223 e 209 foram alocados nos grupos não intervenção e intervenção, respectivamente. O risco de abandono do tratamento no grupo não intervenção foi significativamente maior do que no grupo intervenção (OR = 15,010; p < 0,001), independentemente do número de fatores de risco identificados. As curvas de Kaplan-Meier mostraram uma razão de risco de 0,0753 (p < 0,001). Conclusões: O instrumento ERTB foi eficaz em reduzir o abandono do tratamento da tuberculose, independentemente do número de fatores de risco identificados. Esse instrumento é rápido e fácil de utilizar e pode ser adaptado a diferentes realidades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons license. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patient compliance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Risk factors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treatment adherence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperação do paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fatores de risco | - |
Título: dc.title | The impact of the stratification by degree of clinical severity and abandonment risk of tuberculosis treatment. | - |
Título: dc.title | O impacto da estratificação por grau de risco clínico e de abandono do tratamento da tuberculose. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: