Percepções de formadores do curso de Licenciatura em Matemática de um instituto federal mineiro acerca do novo ensino médio.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Celia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorNunes, Celia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorNacarato, Adair Mendes-
Autor(es): dc.contributorTinti, Douglas da Silva-
Autor(es): dc.creatorGomes, Igor Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:44:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:44:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19901-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023047-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, desenvolvido na linha de pesquisa Formação de Professores que ensinam Matemática, se propôs a investigar possíveis articulações entre a proposta curricular do Novo Ensino Médio (NEM), instituída pela Lei 13.415/2017, e a formação inicial de professores de Matemática, de um campus de um Instituto Federal Mineiro (IFMG) a partir da percepção de professores formadores. Como objetivos específicos, buscamos identificar percepções de professores formadores de um IFMG acerca do NEM e analisar possíveis articulações entre a proposta curricular do NEM neste IFMG na perspectiva dos professores formadores. Pautada em uma abordagem qualitativa, a pesquisa se estrutura em torno de dados produzidos a partir da análise de documentos relativos ao curso em estudo, e de respostas de docentes que atuam nesse curso expressas em um questionário e em cinco entrevistas semiestruturadas de aprofundamento. A partir da organização e triangulação dos dados, estabelecemos três categorias de análises, o NEM na percepção de professores formadores, a BNC-Formação na estruturação e no curso de Licenciatura em Matemática da instituição e reflexos do Novo Ensino Médio no curso de Licenciatura em Matemática da Instituição. Por meio da análise, foi possível perceber que o curso sofreu reformulações para atender às demandas da BNC-Formação, que, em sua maioria, relacionam às normativas estabelecidas pela BNCC e pelo Novo Ensino Médio. Por meio das entrevistas, indícios de insatisfação quanto ao Novo Ensino Médio foram revelados. Segundo os professores, a reforma do Ensino Médio não contribui significativamente para a formação dos estudantes, por direcionar a formação para o lado técnico, voltada para o mercado de trabalho e para o modelo privativo. Embora os docentes reconheçam a rigidez da BNC-Formação, afirmam buscar flexibilizar a oferta de disciplinas na última reformulação do curso para melhor atender à legislação. Nem todas as exigências do documento foram contempladas, pois os professores acreditam que uma reestruturação diferente seria mais benéfica para a formação dos futuros professores de Matemática. Disciplinas específicas foram intercaladas com disciplinas gerais, promovendo discussões, debates e articulações entre elas. O estudo ainda revelou que os professores formadores enfrentam dificuldades para articular o NEM com as disciplinas específicas, principalmente porque a formação de professores para esse novo modelo de ensino recai sobre eles. Espera-se que os resultados deste trabalho contribuam para uma reflexão sobre a importância da formação inicial de professores de Matemática, permitindo diálogos entre os currículos da Educação Básica e dos cursos de licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to investigate possible articulations between the New High School curriculum proposal, established by Brazilian Law #13,415/2017, and the initial training of Mathematics teachers, seen by the National Curricular Base for initial teacher training (BNC- Training), in a campus of a Federal Institute of Minas Gerais based on the perception of teacher trainers. Based on a qualitative approach, it is structured around data produced from the analysis of documents relating to the course under study, as well as responses from teachers who work on that course expressed in a questionnaire and in five in-depth semi-structured interviews. From the organization and analysis of the data, it was possible to see that the course underwent reformulations to meet the demands of BNC-Training, which, for the most part, relate to the regulations established by BNCC and the New Secondary Education. Through the interviews, signs of dissatisfaction regarding the New High School were revealed. According to teachers, the High School reform does not contribute significantly to the training of students, as it directs training towards the technical side, focused on the job market and the private model. And although teachers recognize the rigidity of BNC-Formação, they sought to make the offering of subjects more flexible in the latest reformulation of the course to better comply with legislation. Not all of the document's requirements were met, as teachers believe that a different restructuring would be more beneficial for the training of future teachers. Specific subjects were interspersed with general subjects, promoting discussions, debates and correlations between them. The study also revealed that teacher trainers face difficulties in articulating the New Secondary Education with specific subjects, mainly because the training of teachers for this new teaching model falls on the teacher trainers, and there is no legislation that offers clear parameters for these articulations and discussions in undergraduate courses. It is expected that the results of this work will contribute to a reflection on the importance of initial training of Mathematics teachers, both for the integral training of individuals and for training that integrates aspects of Basic Education, considering the technical and pedagogical domain, including the curricular reforms in the educational field.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/02/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectNovo ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectBNC - formação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professores de matemática-
Título: dc.titlePercepções de formadores do curso de Licenciatura em Matemática de um instituto federal mineiro acerca do novo ensino médio.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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