Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dallapicula, Catarina | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Gabriela Pereira da Cunha | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Margareth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17321 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https:/doi.org/10.48074/aceno.v9i21.13857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023046 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo resulta da intersecção de reflexões de duas pesquisas douto- rais em andamento. Parte do trabalho de Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles De- leuze e Félix Guattari para pensar os processos de subjetivação e experiência de do- centes do Ensino Superior nos contextos educacionais públicos, considerando os efeitos da Reforma Gerencial do Estado, de 1995. Pondera como o controle do tra- balho docente compõe e é composto por práticas discursivas que instituem proces- sos de subjetivação que insistem em uma lógica produtivista e meritocrática, redu- zindo as possibilidades de experienciar as vivências cotidianas. | - |
Descrição: dc.description | This paper comprises the intersection of discussions from two ongoing doctoral researches. It embraces Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles Deleuze and Félix Guattari’s works to think about the processes of subjectivation and experience of higher education professors in public educational contexts, considering the effects of the Management Reform of the State of 1995. It considers how means of control- ing professors’ work comprise and are comprised by discursive practices that insti- tute processes of subjectivation that insist on a productivist and meritocratic logic, reducing the possibilities of living everyday experiences. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Aceno permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1775>. Acesso em: 27 jun. 2023. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Título: dc.title | Subjetivação e experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior : entre controle e linhas de fuga. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: