Subjetivação e experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior : entre controle e linhas de fuga.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDallapicula, Catarina-
Autor(es): dc.creatorLima, Gabriela Pereira da Cunha-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Margareth-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:44:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:44:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17321-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps:/doi.org/10.48074/aceno.v9i21.13857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023046-
Descrição: dc.descriptionEste artigo resulta da intersecção de reflexões de duas pesquisas douto- rais em andamento. Parte do trabalho de Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles De- leuze e Félix Guattari para pensar os processos de subjetivação e experiência de do- centes do Ensino Superior nos contextos educacionais públicos, considerando os efeitos da Reforma Gerencial do Estado, de 1995. Pondera como o controle do tra- balho docente compõe e é composto por práticas discursivas que instituem proces- sos de subjetivação que insistem em uma lógica produtivista e meritocrática, redu- zindo as possibilidades de experienciar as vivências cotidianas.-
Descrição: dc.descriptionThis paper comprises the intersection of discussions from two ongoing doctoral researches. It embraces Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles Deleuze and Félix Guattari’s works to think about the processes of subjectivation and experience of higher education professors in public educational contexts, considering the effects of the Management Reform of the State of 1995. It considers how means of control- ing professors’ work comprise and are comprised by discursive practices that insti- tute processes of subjectivation that insist on a productivist and meritocratic logic, reducing the possibilities of living everyday experiences.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Aceno permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1775>. Acesso em: 27 jun. 2023.-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Título: dc.titleSubjetivação e experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior : entre controle e linhas de fuga.-
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