Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fernandes, João | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
Autor(es): dc.creator | Robert, André | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Marinez Meneghello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14675 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p105 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023033 | - |
Descrição: dc.description | A evasão e a retenção são problemas que circundam os cursos de Física por todo o Brasil. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação, que se propôs a levantar alguns dos motivos relacionados a esses fenômenos. Para isso, foram feitas entrevistas com estudantes e os professores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Para o estudo dessa problemática assumimos a Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu, evidenciando as diversas relações de dominância existentes nos cursos, o que contribui para que a evasão e a retenção nesta Universidade analisada sejam altíssimas. Entre as conclusões a que chegamos, após os procedimentos analíticos do corpus investigativo, ou seja, dos relatos coletados, destacamos: para os estudantes esses motivos concentram-se nas relações pessoais “complicadas” com os professores e na rotina “acelerada” nas repúblicas em que residem; para os professores, o principal fator está relacionado ao uso do curso de Física como um “trampolim” para outros cursos, principalmente, Engenharias. | - |
Descrição: dc.description | Evasion and retention are problems surrounding physics courses throughout Brazil. In this article, we present the results of an investigation that proposed to raise some of the reasons related to these phenomena. For this, interviews were made with students and teachers of the Licentiateship and Bachelor of Physics courses of Universidade Federal de Ouro Preto. For the study of this problem we assume Bourdieu’s Theory of the Education System, highlighting the various relationships of dominance that exist in the courses, which contributes to the high evasion and retention in this analysed University. Among the conclusions reached, after the analytical procedures of the investigative corpus, that is, the collected reports, we highlight: for the students these motives focus on the “complicated” personal relations with the teachers and the “accelerated” routine in the republics where they reside; For teachers, the main factor is related to the use of the Physics course as a “trampoline” for other courses, mainly Engineering. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de dominância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dominancy relationships | - |
Título: dc.title | Estudo da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física : uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: