Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Gelindo Martineli | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15855 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2022/01/article_5_final-161.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023029 | - |
Descrição: dc.description | Ao refletir sobre as seis dimensões da etnomatemática, um aspecto importante desse programa é a possibilidade da elaboração de uma ação pedagógica inovadora para o desenvolvimento de uma sociedade dinâmica e glocalizada. Desse modo, a glocalização significa a aceleração e a intensificação da interação e da integração entre os membros de grupos culturais distintos em contextos diversos como o escolar. Assim, um dos principais objetivos dessas dimensões é o desenvolvimento de uma visão cultural do processo de ensino e aprendizagem em matemática que pode resultar no intercâmbio (glocalização) de ideias, procedimentos e práticas matemáticas que são compartilhadas dialogicamente entre esses membros que vivenciam experiências cotidianas diversas em contextos distintos através do dinamismo cultural. Desse modo, os autores buscam tecer argumentos e fomentar reflexões sobre as seis dimensões da etnomatemática e as suas possibilidades de elaboração de ações pedagógicas na perspectiva da glocalização. | - |
Descrição: dc.description | When reflecting on the six dimensions of Ethnomathematics, an important aspect of this program is the possibility of developing an innovative pedagogical action for the development of a dynamic and glocalized society. Thus, glocalization refers to the acceleration and intensification of the interaction and integration between members of distinct cultural groups in different contexts such as schools. Thus, one of the main objectives of these dimensions is the development of a cultural vision of the teaching and learning process in Mathematics that can result in the exchange (glocalization) of ideas, procedures and mathematical practices that are dialogically shared among these members who experience diverse everyday experiences in different contexts through cultural dynamism. In this regard, the authors seek to make arguments and encourage reflections on the six dimensions of ethnomathematics and its possibilities of elaboration of pedagogical actions from a glocalization perspective. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos culturais | - |
Título: dc.title | Refletindo sobre as seis dimensões do Programa Etnomatemática na perspectiva da glocalização. | - |
Título: dc.title | Reflecting on the six dimensions of the Ethnomathematics as a Program from the glocalization perspective. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: