
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Frederico Barros de | - |
| Autor(es): dc.creator | Matos, Matheus Josué de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Bruno Ricardo de | - |
| Autor(es): dc.creator | Liu, Mingzu | - |
| Autor(es): dc.creator | Ames, Alessandra | - |
| Autor(es): dc.creator | Zhou, Da-Gang | - |
| Autor(es): dc.creator | Resende, Geovani Carvalho de | - |
| Autor(es): dc.creator | Yu, Zhuohang | - |
| Autor(es): dc.creator | Lafeta, Lucas | - |
| Autor(es): dc.creator | Pimenta, Marcos Assunção | - |
| Autor(es): dc.creator | Terrones, Mauricio | - |
| Autor(es): dc.creator | Teodoro, Marcio Daldin | - |
| Autor(es): dc.creator | Chacham, Helio | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Leandro Malard | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20782 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/smll.202405434 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1002/smll.202405434 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023024 | - |
| Descrição: dc.description | 2D dilute magnetic semiconductors (DMS)based on transition metal dichalcogenides (TMD)offer an innovative pathway for advancing spintronic technologies, including the potential to exploit phenomena such as the valley Zeeman effect. How ever, the impact of magnetic ordering on the valley degeneracy breaking and on the enhancement of the optical transitions g-factors of these materials remains an open question. Here, a giant effective g- factors ranging between ≈−27 and−69 for the bound exciton at 4 K in vanadium-doped WSe2 monolayers, obtained through magneto-photolumine scence (PL) experiments is reported. This giant g-factor disappears at room temperature, suggesting that this response is associated with a magnetic ordering of the vanadium impurity states at low temperatures. Ab initio calculations for the vanadium-doped WSe2 monolayer confirm the existence of magnetic ordering of the vanadium states, which leads to degeneracy breaking of the valence bands at K and K′. A phenomenological analysis is employed to correlate this splitting with the measured enhanced effective g-factor.The findings shed light on the potential of defect engineering of 2D materials for spintronic applications. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Título: dc.title | Giant valley zeeman splittingin vanadium-doped WSe2 monolayers. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: