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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Marta Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Marta Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brasil, André Guimarães | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Verônica Mendes | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Andriza Maria Teodolino de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8072 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022955 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como proposta refletir sobre o cinema indígena realizado pelo casal de cineastas e professores da Aldeia Verde, Sueli e Isael Maxakali. Eles trazem, em seus trabalhos, um pouco da materialização das memórias ancestrais da etnia, que se apresentam na atualidade por meio dos rituais praticados pelos membros da comunidade. O objetivo é refletir como o cinema se tornou um importante aliado dos povos originários do Brasil no registro de suas memórias, seus modos de vida e seus rituais (que são a temática recorrente nos filmes). Para tentar compreender os processos criativos dos cineastas, a coleta de dados foi realizada por meio de algumas técnicas da etnografia, como caderno de campo, entrevistas e observação direta. Nessa perspectiva, esta etnografia utilizou essas estratégias em conjunto com as narrativas fílmicas para realizar a análise. O trabalho se deu por meio das viagens de campo à Aldeia Verde, o que trouxe ao trabalho mais informações para além dos filmes: como esses rituais são praticados pelos Maxakali, o papel dos pajés para a realização dos filmes, a importância que a etnia dá a esses registros. A pesquisa, então, faz uma reflexão de como as narrativas que se apresentam nos filmes são construídas coletivamente, constituindo-se, assim, uma narrativa compartilhada entre os membros da comunidade, os cineastas e seus yãmiyxop. Portanto, trazem ao conhecimento público uma estética baseada em diversas linguagens artísticas, mesclando dança, pintura, cantos, linguagem corporal, desenhos etc. Visa, ainda, a refletir como os documentários de realizadores indígenas têm uma função política de busca pela visibilidade da causa indígena e, consequentemente, trazem a dimensão sensível de suas obras e sua realidade vista por seus próprios olhos. | - |
| Descrição: dc.description | This work aims at reflecting upon indigenous film done by a couple of teachers at Aldeia Verde, Sueli and Isael Maxakali. They bring, in their production, a bit of the materialization of their ancestral ethnicity‟s memories, which are presented through rituals practiced by the members of that community. The objective is then to reflect upon how filmmaking has become an important ally of these Brazilian indigenous tribes in the recording of their memories, in their ways of life, and rites (recurrent motif of the movies). In order to attempt to comprehend their creative processes, data collection was done through a few ethnographic practices, such as field reports, interviews and direct observation. In this perspective, such ethnography used these strategies altogether with filmic narratives to conduct the analysis. There were trips to the field in Aldeia Verde, which brought about more information beyond the movies: the way these rituals are practiced by the Maxakali, the role of the witchdoctors (pajés) for the realization of the movies, as well as the importance given by the community to these recordings. The research, then, establishes a discussion of how the narratives that are presented in the movies are constructed collectively, constituting a shared narrative between members of the community, filmmakers, and their yãmiyxop. Therefore, raise awareness to a strategy based on many artistic languages, mixing dance, painting, singing, body language, drawings, etc. Furthermore, we aim at analyzing how the documentaries of the indigenous filmmakers have a political function in the search of visibility of their cause, and, consequently, bring about a sensitive dimension of their work and reality seen from their own standpoint. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema - indígena - Tikmu'un_Maxakali | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória no cinema - ancestrais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios da América do Sul - costume e rituais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema - narrativa - retórica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Documentário - cinema | - |
| Título: dc.title | Narrativas audiovisuais : cinema, memórias ancestrais e rituais entre os Tikmũ’ũn_Maxakali. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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