Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paris, Larissa Giacometti | - |
Autor(es): dc.creator | Laranjeira, Rómina de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16193 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022939 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo identifica e analisa as concepções de escrita acadêmica do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), uma organização de relevância internacional na área. Para tal, utiliza procedimentos investigativos de base documental, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativo-interpretativa. A partir do quadro teórico-epistemológico dos Letramentos Acadêmicos, analisa documentos do Instituto referentes à escrita e publicação de artigos científicos, com foco na autoria e internacionalização da produção científica. Em relação ao primeiro elemento, observa-se que a definição de autoria, associada a questões de ética na publicação, evidencia relações implícitas de poder institucional, no âmbito da cultura da velocidade. Em segundo lugar, conclui-se que as orientações disponibilizadas pelo IEEE, no que concerne à escrita em inglês, evidenciam uma perspectiva centrada no domínio das habilidades técnicas, perpetuando desigualdades entre o centro anglo-americano e os falantes não nativos de Inglês, na conjuntura atual da internacionalização da ciência. | - |
Descrição: dc.description | This paper seeks to identify the academic writing conceptions of IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), an organization of international relevance in its field. To this end, it uses document-based investigation, characterizing itself as a qualitative and interpretative research. Based on the Academic Literacies theoretical and epistemological framework, this paper analyzes documents from the Institute concerning the writing and publication of scientific articles, focusing on authorship and the internationalization of scientific production. First, we observe that the definition of authorship is related to an ethical dimension in publications, highlighting implicit institutional power relations within the culture of speed. Secondly, we conclude that IEEE’s guidelines for writing in English emphasize a technical skills-centered perspective. This perpetuates inequalities between the Anglo-American center and non-native English speakers within the current trend of science internationalization. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Linguagem & Ensino permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2332>. Acesso em: 20 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramentos acadêmicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoria | - |
Título: dc.title | Autoria e internacionalização na escrita acadêmica : análise da principal organização profissional das Engenharias Elétrica e Eletrônica. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: