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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Elvina Maria Caetano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Elvina Maria Caetano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Clóvis Domingos dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Patrocínio, Soraya Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | São José, Danielle Elisa de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17735 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022912 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa que se reflete na escrita desta dissertação nasce do desejo de, na condição de mulher preta, investigar, por meio da experimentação de dispositivos performativos e de escrevivência (Evaristo, 2020), possibilidades de fissura das imagens de controle coloniais (Gonzalez, 1984; Collins, 2019) que permitam a fabulação de narrativas emancipatórias (Patrocínio, 2021) sobre o feminino corpo da negrura (Martins, 1995). Desde uma perspectiva feminista interseccional, coloco minhas práticas político-estéticas em diálogo com o pensamento-obra de outras mulheridades negras que, em seus trabalhos, confrontam a mulatarização de nossos corpos (Santana, 2021). São elas: a bailarina e coreógrafa Jaqueline Elesbão, com o solo Entrelinhas (2012), a atriz e dramaturga Mônica Santana, com Isto não é uma mulata (2016), a artista visual e performer Priscila Rezende, com Vem... pra ser infeliz (2017); le artista e performer Eli Nunes, com a cena curta Refém Solar (2018) e a atriz e bailarina Anne Vaz, com Benza em Rosas (2019). Também trago para a conversa algumas considerações sobre minha vídeo-performance, Clamor para Estrelas (2021), produzida como resultado prático desta pesquisa. | - |
| Descrição: dc.description | The research that is reflected in the writing of this dissertation was born from the desire, as a black woman, to investigate, through the experimentation of performative devices and writing throughout one’s own living experience (Evaristo, 2020), possibilities of fissure of the images of colonial control (Gonzalez, 1984 ; Collins, 2019) that allowed the creation of emancipatory narratives (Patrocínio, 2021) about the black female body (Martins, 1995). From an intersectional feminist perspective, I place my political- aesthetic practices in dialogue with the phylosophy-work of other black women who, in their work, confront the mulattoization of our bodies (Santana, 2021). They are: the dancer and choreographer Jaqueline Elesbão, with the solo Entrelinhas (2012), the actress and playwright Mônica Santana, with Isto não é uma mulata (2016), the visual artist and performer Priscila Rezende, with Vem... pra ser infeliz ( 2017); the artist and performer Eli Nunes, with the short scene Refém Solar (2018) and actress and dancer Anne Vaz, with Benza em Rosas (2019). I also bring to the conversation some considerations about my video performance, Clamor para Estrelas (2021), produced as a practical result of this research. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/11/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminino negro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hipersexualização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulatarização | - |
| Título: dc.title | Da vênus negra ao meu corpo : escrevivências e fabulações em performances de criadoras negras. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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