
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Mariana Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Patrícia Pinheiro de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Caroline Otoni da | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Raquel de Deus | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Suellen Fabiane | - |
| Autor(es): dc.creator | Malta, Deborah Carvalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Aline Cristine Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:43:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:43:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16377 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20911 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022786 | - |
| Descrição: dc.description | This study aimed to describe the prevalence of healthy lifestyles and examine its association to the combined effects of race and educational level in Brazil. Cross-sectional study. Data were obtained from the 2013 NationalHealth Survey. Race was categorized as white, brown, or black, and educational level as low, medium, or high. To assess the combined effects of race and educational level, a combined variable was created. Healthy lifestyle factors were: non current smoker;non risk use of alcohol; daily consumption of fruit, and vegetables and being active. Lifestyle status was categorized as less healthy or healthier. Of the 59,249 participants, 18.4% of the whites and 6.8% of blacks reported higher education, respectively. Healthy lifestyle status differed by race and educational level. The prevalence of 3 or more parameters were higher than 80% among individuals with high educational levels, regardless of race. The association of healthy lifestyle status with the combined effects of both race and educational levels remained significant after adjustments, except in blacks and browns with high educational levels. Education may be one of an important structural determinant of health status in Brazil, especially among blacksand browns. Investments in education can be helpfull to reduce racial inequalities. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo objetivou descrever a prevalência deestilosde vida saudáveis e examinar sua associação com o efeito combinados da cor da pele e a escolaridade no Brasil. Estudo transversal. Os dados foram obtidos da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, no Brasil. A cor da pelefoi categorizada em branco, pardoe negroe a escolaridade em baixa, média ou alta. Para avaliar os efeitosda cor da pele e dos níveis de escolaridade, foi criada uma variável combinada. Os fatores de estilo de vida saudável consistiram em: não fumante; não consumo de riscode álcool; consumo diário de frutas, consumo diário de verduras e legumes e ser ativo. O estilo de vida foi categorizado como menos saudável ou mais saudável. Dos59.249 participantes, 18,4% dos autodeclararados brancos e 6,8% dos autodeclarados pretos referiramterensino superior. O statusde estilo de vida saudável diferiu por cor de pele e nível educacional. A prevalência de 3 ou mais parâmetros foi superior a 80% entre os indivíduos com alta escolaridade, independentemente da cor da pele. A associação do estilo devida saudável com os efeitos combinados da cor da pele e da escolaridade permaneceu significativa após os ajustes, exceto entre aqueles com cor de peleclassificadacomo parda e preta com alto nível educacional. A escolaridade pode ser um dos importantes determinantes estruturais do estado de saúde no Brasil, principalmente entre aqueles que se autodeclaram pretos e pardos. O investimento em educação pode ser útil para reduzir as desigualdades raciais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnicity and health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racial health inequalities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Socioeconomic factors | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prevention andcontrol lifestyle | - |
| Título: dc.title | Healthy lifestyle by race/skin color and educational level in Brazil. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: