Etnobotânica e o ensino de ciências : valorização das comunidades tradicionais em tempos de crise.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Divalnia Maria da Silva-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Ana Carolina Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:43:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:43:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13428-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022783-
Descrição: dc.descriptionEste artigo visa a apresentação de um recorte de uma Sequência Didática, com atividades, sugestões de interdisciplinaridade e desenvolvimento para a sala de aula. O objetivo principal deste estudo é apresentar um produto pedagógico originado de uma pesquisa etnobotânica, que vincula os saberes tradicionais e científicos, visando enriquecer as práticas dos professores com atividades práticas e contextualizadas. A Sequência Didática (SD) está fundamentada em cinco etapas: escolha do referencial teórico-metodológico, seleção de dois contos tradicionais, seleção do tema, definição dos objetivos de aprendizagem e seleção e elaboração das atividades. A SD compreende quatro aulas, utilizando metodologias adotadas para a realização das atividades incluindo leitura, apresentação de contos etnobotânicos, aulas expositivas dialogadas, debates, e trabalhos em grupo e individuais. Dessa forma, este trabalho destaca a importância de uma abordagem de ensino contextualizada, especialmente no campo da botânica. Esta abordagem pode proporcionar uma compreensão mais aprofundada das interconexões entre cultura, ambiente e ciência.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to present a sample of a Didactic Sequence, with activities, suggestions for interdisciplinarity and development for the classroom. The main objective of this study is to present a pedagogical product originating from ethnobotanical research, which links traditional and scientific knowledge, aiming to enrich teachers' practices with practical and contextualized activities. The Didactic Sequence (DS) is based on five stages: choice of the theoretical-methodological framework, selection of two traditional tales, selection of the theme, definition of learning objectives and selection and elaboration of activities. DS comprises four classes with methodologies adopted to carry out activities including reading, presentation of ethnobotanical stories, dialogued expository classes, debates, and group and individual work. In this way, this work highlights the importance of a-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0, tipo BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR). Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEtnobotânica-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento científico-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica-
Título: dc.titleEtnobotânica e o ensino de ciências : valorização das comunidades tradicionais em tempos de crise.-
Título: dc.titleEthnobotany and science teaching : appreciation of traditional communities in times of crisis.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.