
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Divalnia Maria da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Ana Carolina Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:43:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:43:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13428 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022783 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo visa a apresentação de um recorte de uma Sequência Didática, com atividades, sugestões de interdisciplinaridade e desenvolvimento para a sala de aula. O objetivo principal deste estudo é apresentar um produto pedagógico originado de uma pesquisa etnobotânica, que vincula os saberes tradicionais e científicos, visando enriquecer as práticas dos professores com atividades práticas e contextualizadas. A Sequência Didática (SD) está fundamentada em cinco etapas: escolha do referencial teórico-metodológico, seleção de dois contos tradicionais, seleção do tema, definição dos objetivos de aprendizagem e seleção e elaboração das atividades. A SD compreende quatro aulas, utilizando metodologias adotadas para a realização das atividades incluindo leitura, apresentação de contos etnobotânicos, aulas expositivas dialogadas, debates, e trabalhos em grupo e individuais. Dessa forma, este trabalho destaca a importância de uma abordagem de ensino contextualizada, especialmente no campo da botânica. Esta abordagem pode proporcionar uma compreensão mais aprofundada das interconexões entre cultura, ambiente e ciência. | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to present a sample of a Didactic Sequence, with activities, suggestions for interdisciplinarity and development for the classroom. The main objective of this study is to present a pedagogical product originating from ethnobotanical research, which links traditional and scientific knowledge, aiming to enrich teachers' practices with practical and contextualized activities. The Didactic Sequence (DS) is based on five stages: choice of the theoretical-methodological framework, selection of two traditional tales, selection of the theme, definition of learning objectives and selection and elaboration of activities. DS comprises four classes with methodologies adopted to carry out activities including reading, presentation of ethnobotanical stories, dialogued expository classes, debates, and group and individual work. In this way, this work highlights the importance of a | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0, tipo BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR). Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnobotânica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento científico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Botânica | - |
| Título: dc.title | Etnobotânica e o ensino de ciências : valorização das comunidades tradicionais em tempos de crise. | - |
| Título: dc.title | Ethnobotany and science teaching : appreciation of traditional communities in times of crisis. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: