Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sheila Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Giselle Barbosa Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:43:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:43:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13810 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9615 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022757 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama da produção de artigos, dissertações e teses cujo instrumento metodológico se fundamenta nos desenhos das crianças sobre animais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na área de ensino de ciências nos últimos 12 anos. Os critérios para a seleção dos estudos foram: pesquisas envolvendo sujeitos de 3 a 11 anos de idade; pesquisas cujo instrumento metodológico fosse o desenho; pesquisas na área de ciências com o objetivo de investigar a representação de animais pelas crianças. Em seguida, foram identificados os recursos metodológicos, os espaços de produção das pesquisas e como são analisadas as representações das crianças nos desenhos. Por fim, considera-se que os autores se restringiram à observação de aspectos morfológicos dos animais e não aos aspectos cognitivos e psicológicos do desenho infantil. O conceito de representação é entendido como uma relação de semelhança entre os aspectos morfológicos dos animais e a imagem que as crianças apresentam deles nos desenhos. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to present an overview of the production of articles, dissertations and theses whose methodological instrument is based on children's drawings about animals. To this end, a bibliographic review was carried out in the area of science education in the last 12 years. The criteria for selecting the studies were: research involving subjects from 3 to 11 years old; research whose methodological instrument was drawing; research in the area of science with the aim of investigating the representation of animals by children. Then, the methodological resources, the research production spaces and how the children's representations in the drawings are analyzed were identified. Finally, it is considered that the authors were restricted to the observation of morphological aspects of animals and not to the cognitive and psychological aspects of children's drawing. The concept of representation is understood as a relationship of similarity between the morphological aspects of animals and the image that children present of them in the drawings. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistibuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animais | - |
Título: dc.title | Os animais nos desenhos das crianças : um panorama sobre as pesquisas que investigam a representação de animais na infância. | - |
Título: dc.title | Animals in children's drawings : a panorama on researches that investigate the representation of animals in childhood. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: