Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Assis, Larissa Aparecida Almeida de | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Everton Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Ocelli, Bruno Ungheri | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Géssyca Tolomeu de | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:43:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:43:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19866 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022698 | - |
Descrição: dc.description | O aumento do uso de aparelhos técnológicos interferiu diretamente no estilo de vida das pessoas, em especial das crianças que, ao longo das últimas décadas, estão se tornando cada vez mais sedentárias. Ainda, estes recursos podem interferir no processo do brincar destes jovens, que estão cada vez mais habituados a uma menor intereção social. O objetivo foi analisar como o uso da tecnologia pode influenciar crianças de 7 a 10 anos no que tange a prática de atividade física, o conhecimento sobre brincadeiras e os fatores que podem interferir nesta relação. Trinta alunos de uma escola particular de Itabirito/MG e seus responsáveis, participaram do estudo. Foram utilizados três instrumentos para avaliar o nível de atividade física, o tempo de tela e o conhecimento sobre brincadeiras. 66,0% das crianças praticam atividades físicas, 57,7% gostam de brincar, porém 59,4% passam mais tempo em tela do que brincando. Constatou-se que o tempo de tela é, em média, três vezes mais alto do que o recomendado, influenciando a quantidade de prática esportiva e no conhecimento e vivência com brincadeiras. Credita-se a este contexto alguma responsabilidade aos responsáveis, uma vez que embora elas prefiram as brincadeiras ao uso de eletrônicos, sob sua responsabilidade, as crianças passam mais tempo em tela. | - |
Descrição: dc.description | The increased use of technological devices has directly interfered with people’s lifestyle, especially children who, over the last few decades, have become increasingly sedentary. Furthermore, these resources can interfere with the playing process of these young people, who are increasingly used to less social interaction. The objective was to analyze how the use of technology can influence children between 7 and 10 years old regarding the practice of physical activity, knowledge about games, and factors that can interfere with this relationship. Thirty students from a private school in Itabirito/MG and their guardians participated in the study. Three instruments were used to assess the level of physical activity, screen time, and knowledge about games. 66.0% of children practice physical activities, 57.7% like to play, but 59.4% spend more time on screen than playing. It was found that screen time is, on average, three times higher than recommended, influencing the amount of sports practice and knowledge and experience with games. Some responsibility is credited to those responsible for this context since although they prefer games to the use of electronics, under their responsibility, children spend more time on screen. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Coleção Pesquisa em Educação Física permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6611>. Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo de tela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Título: dc.title | Tecnologia, inovação e movimentação : relação entre tempo de tela, conhecimento sobre brincadeiras e o nível de atividade física em crianças de 7 a 10 anos. | - |
Título: dc.title | Technology, innovation and movement : relationship between screen time, knowledge about games and the level of physical activity in children aged 7 to 10 years. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: