Uma análise da reconfiguração do modelo de negócio para o S-commerce : uma revisão sistemática de literatura.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDelfino, Thaise Daiara-
Autor(es): dc.creatorFernandes, June Marques-
Autor(es): dc.creatorReis, Luciana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:43:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:43:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19085-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33448/rsd-v12i4.41220-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022685-
Descrição: dc.descriptionCrises econômicas e cenários de incertezas podem intensificar o processo de adoção das tecnologias digitais pelas empresas. Como exemplo dessa adoção, tem-se o uso do comércio eletrônico por meio das mídias sociais, o Social Commerce (SC). A adoção dessas tecnologias reconfigura o modelo de negócio e surgem novas formas de criação de valor para o cliente. No entanto, a literatura expõe esses elementos e fatores de forma fragmentada, o que dificulta a compreensão desse processo. O objetivo deste estudo é propor um framework para orientar a reconfiguração do modelo de negócios tradicional ou baseado em E-Commerce (EC) para um modelo de SC. A partir de uma Revisão Sistemática de Literatura foi possível mapear as etapas e identificar os fatores que influenciam a adoção do SC e que geram valor. Como resultado, a reconfiguração do modelo de negócio foi possível devido às interações sociais promovidas pelas mídias sociais, que tem como tecnologia de base a web 2.0, que em conjunto, favoreceram as atividades comerciais e a criação de valor. Das contribuições para a literatura, o framework apresenta o relacionamento e sequenciamento dos elementos constituintes da adoção, bem como os fatores que interferem e os que criam valor. O modelo facilita na compreensão dos elementos dispersos que compõem esse processo de reconfiguração, e ao apresentar esses elementos de forma ordenada, fornece aos pesquisadores oportunidades para validar o modelo e desenvolver novas teorias. Das contribuições práticas, o pictograma configura-se como um guia estruturado, que pode auxiliar as empresas mostrando o caminho para a implantação do SC.-
Descrição: dc.descriptionEconomic crises and uncertain scenarios can intensify the process of adoption of digital technologies by companies. As an example of this adoption, there is the use of e-commerce through social media, Social Commerce (SC). The adoption of these technologies reconfigures the business model and new ways of creating value for the customer emerge. However, the literature exposes these elements and factors in a fragmented way, which makes it difficult to understand this process. The objective of this study is to propose a framework to guide the reconfiguration of the traditional or E-Commerce (EC) based business model to a SC model. Based on a Systematic Literature Review, it was possible to map the stages and identify the factors that influence SC adoption and generate value. As a result, the reconfiguration of the business model was possible due to the social interactions promoted by social media, which have web 2.0 as their base technology, which together favored commercial activities and the creation of value. From contributions to the literature, the framework presents the relationship and sequencing of the constituent elements of adoption, as well as the factors that interfere and those that create value. The model makes it easier to understand the dispersed elements that make up this reconfiguration process, and by presenting these elements in an orderly way, it provides researchers with opportunities to validate the model and develop new theories. Of the practical contributions, the pictogram is configured as a structured guide, which can help companies by showing the way to the SC implementation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectSocial commerce-
Palavras-chave: dc.subjectAdoção social commerce-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de negócio-
Título: dc.titleUma análise da reconfiguração do modelo de negócio para o S-commerce : uma revisão sistemática de literatura.-
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