Análise da flambagem local da alma em longarinas no sistema misto aço e concreto de pontes rodoviárias.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Geraldo Donizetti de-
Autor(es): dc.contributorRibas, Rovadávia Aline de Jesus-
Autor(es): dc.contributorPaula, Geraldo Donizetti de-
Autor(es): dc.contributorRibas, Rovadávia Aline de Jesus-
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávio Teixeira de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Cláudio Ernani Martins-
Autor(es): dc.creatorMendes, Thales José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:43:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:43:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022573-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionAs estruturas mistas aço e concreto agregam dois materiais distintos, utilizando o melhor de suas resistências nas longarinas de pontes rodoviárias. O estudo apurado da flambagem local da alma nos perfis de aço com alma esbelta busca um dimensionamento econômico. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar a flambagem local da alma em longarinas constituídas por perfis I soldados sob lajes de concreto, de uma ponte rodoviária. A norma AASHTO é base para a análise numérica de um modelo de ponte, que é verificada pelo Método dos Elementos Finitos por meio do software Structural Analysis Programs (STRAP), resultando em um estudo da flambagem local da alma de grande confiabilidade. Aplicando-se enrijecedores nos perfis de alma esbelta, tem-se que o peso da longarina mostra-se 20 % menor do que os perfis de aço com alma não esbelta e isento de enrijecedores.-
Descrição: dc.descriptionThe composite steel and concrete structures add two different materials, using the best of their resistances in beams of road bridges. The accurate study of the local web buckling in the steel sections with slender web looks for an economic dimensioning. In this context, the objective of this work is to analyze the local web buckling in longitudinal beams made up of I welded sections under concrete slabs of a road bridge. The AASHTO standard is the basis for the numerical analysis of a bridge model, which is verified by the Finite Element Method using Structural Analysis Programs (STRAP) software, resulting in a study of local web buckling great reliability. By applying stiffeners to the slender web sections, the weight of the stringer is shown to be 20 % less than steel sections with a non-slender web and stiffeners free.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectPontes e viadutos-
Palavras-chave: dc.subjectEstruturas metálicas-
Palavras-chave: dc.subjectEstrutura mista-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise númerica-
Palavras-chave: dc.subjectFlambagem local de alma-
Título: dc.titleAnálise da flambagem local da alma em longarinas no sistema misto aço e concreto de pontes rodoviárias.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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