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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Deodato, André Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Deodato, André Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Marcia Maria Fusaro | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Claudiane Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:43:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:43:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20208 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022562 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | As experiências de Educação Integral e(m) Tempo Integral têm sido objeto de discussão entre professores da educação básica, superior e pesquisadores. Nesse cenário insere-se a presente dissertação, que tem por objetivo analisar as percepções de duas professoras de Matemática sobre a Educação Integral, praticada em uma Escola Estadual de Tempo Integral de um município do interior de Minas Gerais. Para a fundamentação teórica da pesquisa, utilizamos autores que discorrem sobre o Ensino de Matemática (Fiorentini 1995; Almeida, 2021) e sobre a Educação Integral e(m) Tempo Integral (Coelho, 2009, 2014). Desta maneira, metodologicamente, a pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa (Alves- Mazzotti e Gewandsznajder, 2001), tendo como instrumentos para a produção do material empírico: questionários e entrevistas semiestruturadas com as professoras de Matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e diário de campo da pesquisadora. Acerca do percurso, ressaltamos que as participantes de nossa pesquisa são 2 (duas) professoras de Matemática que lecionam no Ensino Fundamental em Tempo Integral. Ao longo do estudo, observamos suas aulas nos componentes das Atividades Integradoras de Práticas Experimentais e Estudos Orientados. Os resultados indicaram que as 2 (duas) professoras de Matemática percebem a Educação Integral de maneiras diferentes, moldadas por suas vivências, contexto e práticas pedagógicas. Além disso, suas visões sobre o Ensino de Matemática, no contexto do Ensino Fundamental em Tempo Integral refletem, suas percepções de Educação Integral. Ambas consideram a ampliação do tempo, proporcionada pelo Tempo Integral, como um fator que contribui para o desenvolvimento das ações da Educação Integral. Adicionalmente, o Programa Escola em Tempo Integral tem passado, e continua a passar, por diversas transformações ao longo do tempo. Dessa forma, a análise das vozes e práticas pedagógicas das professoras permitiu identificar tanto os progressos quanto os obstáculos enfrentados pelas escolas em Tempo Integral. Também destacou a importância de uma abordagem mais abrangente da Educação Integral e do Ensino de Matemática por parte do Estado. | - |
Descrição: dc.description | Experiences of full-time education have been the subject of discussion among teachers in basic education, higher education and researchers. This dissertation aims to analyze the perceptions of two mathematics teachers about full-time education, practiced in a full-time state school in a municipality in the interior of Minas Gerais. For the theoretical basis of the research, we used authors who discuss Mathematics Teaching (Fiorentini 1995; Almeida, 2021) and Comprehensive and Full-Time Education (Coelho, 2009, 2014). Methodologically, the research is based on a qualitative approach (Alves-Mazzotti and Gewandsznajder, 2001). The instruments used to produce the empirical material were questionnaires and semi-structured interviews with math teachers working in the final years of elementary school and the researcher's field diary. We would like to point out that the participants in our research are two mathematics teachers who teach in full-time primary education. Throughout the study, we observed their classes in the components of the Integrating Activities of Experimental Practices and Guided Studies. The results indicated that the two (2) math teachers perceive Integral Education in different ways, shaped by their experiences, context and pedagogical practices. In addition, their views on teaching mathematics in the context of full-time primary education reflect their perceptions of comprehensive education. Both consider the extension of time provided by Full-Time Education as a factor that contributes to the development of Full-Time Education actions. In addition, the Full-Time School Program has undergone, and continues to undergo, various transformations over time. In this way, the analysis of teachers' voices and pedagogical practices made it possible to identify both the progress and the obstacles faced by full-time schools. It also highlighted the importance of a more comprehensive approach to Integral Education and Mathematics Teaching on the part of the state. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/05/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Título: dc.title | Ensino de matemática e educação integral : percepções de duas professoras de matemática de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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