Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Henrique Liberato da | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Thiago Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Caio Cesar Gonzaga | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, João Octávio Carvalho Sáez | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Carlos Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:43:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:43:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15428 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-358 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022539 | - |
Descrição: dc.description | A Iniciação Científica (IC) representa uma das mais importantes atividades para o estudante de graduação. Muitas vezes responsável pelo primeiro contato do aluno à pesquisa na área acadêmica, a IC é ferramenta notável no desenvolvimento do estudante de engenharia, dada a participação em pesquisas importantes para sua área de atuação, a necessidade de estudos aprofundados sobre o tema e a possibilidade de trabalho em conjunto com empresas e profissionais atuantes, exigindo empenho, maturidade e constante evolução. Com isso, o artigo visa analisar qual o ponto de vista de ex-alunos de IC em relação à importância da participação nas atividades de iniciação cientifica durante a graduação, tanto na evolução técnica quanto pessoal dos mesmos. Para isso, foi realizado um questionário aos ex-membros de IC do curso de engenharia de minas da Universidade Federal de Ouro Preto, arguindo-os sobre o quão importante foi a participação em projetos IC para suas conquistas pessoais e profissionais. As respostas obtidas permitiram constatar a tendência de entrada dos alunos aos projetos nos períodos iniciais do curso e após o fim do ciclo básico, com tempo médio de permanência de 2 anos, além de, segundo os ex-membros, proporcionar grande conhecimento técnico aos participantes, além de possibilitar o desenvolvimento de características como a organização, a boa relação com os companheiros e colegas de trabalho e a maturidade, conhecer um pouco mais o ambiente de pesquisa acadêmica e de atuação industrial e, assim, se preparar melhor e com maior potencial de sucesso. | - |
Descrição: dc.description | Undergraduate research (UR) represents one of the most important activities for undergraduate students. Often responsible for the student's first contact with research in the academic area, UR is a remarkable tool in the development of the engineering student, promoting participation in important research for their area of expertise and the possibility of working together with consolidated companies and renowned professionals, requiring in-depth studies on the subject, in addition to commitment, maturity and constant evolution. Thus, this article aims to analyze the point of view of UR former members in relation to the importance of participation in undergraduate research activities during graduation in their technical and personal evolution. For this, a questionnaire was conducted to the UR former members of the mining engineering course of the Federal University of Ouro Preto, arguing them about how important was the participation in UR projects for their personal and professional achievements. The answers obtained allowed to verify the tendency of students to enter the projects in the initial periods of the course and after the end of the basic cycle, with an average length of stay of 2 years. In addition, according to the former members, the UR was responsible to provide great technical knowledge, besides enabling the development of characteristics such as organization, good relationship with co-workers, oratory and maturity, making students better prepared and, consequently, with greater potential for success. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades extracurriculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extracurricular activities | - |
Título: dc.title | Os benefícios da iniciação científica para o desenvolvimento dos alunos de graduação em engenharia segundo ex-membros. | - |
Título: dc.title | The benefits of undergraduation research for the development of graduate students in engineering according to former members, | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: