
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Torisu, Edmilson Minoru | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:43:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:43:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11445 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022521 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos. | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this paper is to present a discussion around the motives of a group of students to participate in investigative tasks in the mathematics classroom in a cultural historical perspective. Whereas the motives are various and emerging social tangle which individuals are part, we use the theory Cultural History Activity as a theoretical analysis, since it considers human development as something that happens when individuals participate in social groups. The qualitative analysis of the data obtained through interviews with the four students of the group showed that the motives that lead them to participate in investigative tasks may be related to it, but not only. The social environment in which students are entered can be as, or even more important for the emergence of motives. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista Alexandria estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Alexandria <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 jan. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico cultural da atividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural historical activity theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Título: dc.title | Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. | - |
| Título: dc.title | Motives of students to participate in investigative tasks in mathematics class in a historical-cultural perspective. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: