Jeroglíficos de nuestras postrimerias e las postrimerias de Carabuco : a circulação da ideia de Novissimos entre a Espanha e o vice-reinado do Peru no século XVII.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Luiz Estevam de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Luiz Estevam de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorQuírico, Tamara-
Autor(es): dc.contributorTatsch, Flávia Galli-
Autor(es): dc.creatorSantos, Letícia Roberto dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:43:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:43:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12293-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022492-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionOs Novissimos são uma doutrina da igreja católica que se dispõe a pensar nos Fins Últimos dos Homens, Postrimerías na língua Espanhola. Esta doutrina tornou-se um tema de grande apelo nas artes do Baixo Medievo Europeu, servindo como modelo de doutrinação católica. No entanto, este motivo iconográfico teve um papel doutrinador crucial no projeto de Modernidade Espanhola, sendo utilizado com frequência na decoração de igrejas no vice-reinado do Peru nos séculos XVII e XVIII, mesmo sendo considerado um tema Medieval. O presente trabalho pretende demonstrar de que forma este tema foi utilizado como parte do projeto de Modernidade Espanhol a partir da análise de duas séries de pinturas do século XVII, uma série em Sevilha, na Espanha, e outra em Carabuco, no Vice-reino do Peru, atual Bolívia.-
Descrição: dc.descriptionThe Novissimos are a Catholic Church’s doctrine that is concerned to think about the Last Things, Postrimerías in the Spanish language. This doctrine became a topic of great appeal in the arts of Late Medieval Europ, serving as a model of Catholic indoctrination. However, this iconographic motif played a crucial indoctrinating role in the Spanish Modernity project, being used frequently in the decoration of churches in the viceroyalty of Peru in the 17th and 18th centuries, even though it was considered a Medieval theme. The present work intends to demonstrate how this theme was used as part of the Spanish Modernity project from the analysis of two series of paintings from the 17th century, one in Seville, Spain, and the other in Carabuco, in the Viceroyalty of Peru, now Bolivia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectNovíssimos-
Palavras-chave: dc.subjectCivilização moderna-
Palavras-chave: dc.subjectIgreja católica - doutrinas-
Palavras-chave: dc.subjectPictografia - Carabuco - Bolivia-
Palavras-chave: dc.subjectPictografia - Sevilha - Espanha-
Título: dc.titleJeroglíficos de nuestras postrimerias e las postrimerias de Carabuco : a circulação da ideia de Novissimos entre a Espanha e o vice-reinado do Peru no século XVII.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.