De uma epistemologia clássica à ideia de uma inteligência pública das Ciências.

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Autor(es): dc.creatorRobert, André D.-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Michele Hidemi Ueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:43:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:43:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14674-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022428-
Descrição: dc.descriptionCom relação ao que alguns autores têm chamado de “modo 1 do conhecimento”, afirma-se uma concepção diferencialista da atividade de pesquisa, à qual nos encontramos ligados majoritariamente: as instituições de pesquisa dominantes são as universidades e as disciplinas se apresentam claramente separadas; aí predominam epistemologias de ruptura, que podem ser referidas ao modelo bachelardiano. Se não é questão de renunciar às contribuições essenciais dessas posições epistemológicas em nossas práticas de pesquisadores em Ciências Sociais, não podemos, contudo, ignorar o que estes mesmos autores designaram como “modo 2” do conhecimento e a sociedade característica do período contemporâneo. Isto se manifesta, entre outros, com o advento de várias formas de anti-diferencialismo concernentes à atividade de pesquisa (como atestam inúmeras obras dentro da Sociologia da Ciência). Os autores enfatizam ainda um lugar importante, a intervenção agora permanente de “agora” e dos cidadãos. Nossa contribuição examina a relação entre esses dois modos de conhecimento, e discute as questões colocadas pelo o que se desenha hoje em torno de expressões como “Ciências cidadãs”, “Ciências participativas”, “community based research”.-
Descrição: dc.descriptionSome authors spoke about a “mode 1” of knowledge production; this one is characterized by a differentialist approach to research activity and is relatively ancient: the dominant research institutions are the universities, and the disciplines are clearly separate; the epistemologies of rupture, which are referred to the Bachelardian model, are then predominant. The same authors defined a “mode 2” of knowledge production characteristic of the contemporary period. This manifests itself, in particular, by the advent of different forms of anti-differentialism concerning research activity (as evidenced by numerous works in the new sociology of sciences). They still emphasize the important place, the now permanent intervention of “agora” and citizens. Our talk examines the relationship between these two modes of knowledge production, and addresses the questions posed by what is emerging today around the expressions “citizen sciences”, “participatory science” and “community based research”.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Revista Lusófona de Educação em 09/05/2015 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.-
Palavras-chave: dc.subjectRuptura epistemológica-
Palavras-chave: dc.subjectDiferencialismo e anti-diferencialismo epistemológico-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia das ciências-
Palavras-chave: dc.subjectSociology of science-
Palavras-chave: dc.subjectParticipatory science-
Título: dc.titleDe uma epistemologia clássica à ideia de uma inteligência pública das Ciências.-
Título: dc.titleFrom a classical epistemology to the idea of a public intelligence of the sciences.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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