O uso de material didático de apoio ao professor de ciências : análise de uma experiência.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPereira, Bárbara Luiza Alves-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Sheila Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:43:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:43:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18800-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022406-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta a análise de uma aula experimental de ciências sobre a confecção de um terrário, extraída da dissertação de mestrado da autora Bárbara Luiza. Neste episódio, buscamos compreender como uma professora que ensina Ciências para o quarto ano do ensino fundamental, na cidade de Mariana – MG, fez uso do livro de apoio metodológico “Trilhas para Ensina Ciências para Crianças” e, como oportunizou a reflexão aos alunos quando não obteve o resultado esperado em seu experimento. Em uma dimensão mais individual, os professores avaliam, usam e modificam as informações disponibilizadas em materiais de formação em função do seu trabalho diário. Considerando a dimensão social do trabalho do professor que ensina ciências para crianças, indagamos se os programas de formação inicial e continuada de docentes consideram o contexto de trabalho desse profissional. Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento do trabalho do professor da escola básica e provocar uma reflexão sobre os programas de formação docente.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents the analysis of an experimental science class, on the preparation of a terrário, extracted from the author's master's thesis. In this episode we seek to understand how a teacher who teaches science for the fourth year of elementary school, in the city of Mariana - MG, made use of the methodological support book "Trails to Teach Sciences for Children" and, how it opportunistic reflection to students when she did not get the expected result in her experiment. In a more individual dimension, teachers evaluate, use and modify the information available in training materials according to their daily work. Considering the social dimension of the work of the teacher who teaches science to children, we ask whether the initial and continuing training programs of teachers consider the work context of this professional. Our goal is to contribute to the strengthening of the work of the primary school teacher and provoke a reflection on the training programs of these teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectExperimento-
Título: dc.titleO uso de material didático de apoio ao professor de ciências : análise de uma experiência.-
Título: dc.titleThe use of didactic material to support the science teacher : analysis of an experience.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.