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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Sena, Viviane de Andrade Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marcelo Donizete da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:43:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:43:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16249 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.71 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022401 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo procuramos discutir a violência escolar como eixo estrutural da exclusão das populações periféricas, em especial aquelas em que o índice de concentração da população negra é maior. Assim, tratamos da persistência do racismo no Brasil como um fator que contribui para que o problema violência seja recorrente na nossa sociedade, principalmente na escola. Para isso, primeiramente, apresentamos um estudo teórico-histórico de modo a contextualizar a relação existente entre as desigualdades raciais e as desigualdades escolares. Por conseguinte, abordamos sobre a discussão freireana como instrumento de luta contra as desigualdades. Neste trabalho reforçamos e ampliamos a discussão sobre essa problemática, tecendo, dentre outras, considerações acerca do papel da escola e da atuação docente. Portanto, nosso objeto de estudo é a violência decorrente do racismo e nosso objetivo é compreender os mecanismos de exclusão de crianças e jovens privados de direitos elementares previstos em uma “democracia”. A escola é para “todos”, mas a educação é ainda para poucos. Concluímos que o negacionismo quanto à realidade do negro representa um ponto primordial para o entendimento da violência que circunda a escola e s sua superação se coloca a partir de um ideal de emancipação. | - |
Descrição: dc.description | In this article, we seek to discuss school violence as a structural axis for the exclusion of peripheral populations, especially those in which the concentration index of the black population is higher. Thus, we treat the persistence of racism in Brazil as a factor that contributes to the problem of violence being recurrent in our society, especially at school. For this, first, we present a theoretical-historical study in order to contextualize the existing relationship between racial inequalities and school inequalities. Therefore, we approach the Freirean discussion as an instrument to fight inequalities. In this work, we reinforce and broaden the discussion on this issue, weaving, among others, considerations about the role of the school and the teaching performance. Therefore, our object of study is the violence resulting from racism and our objective is to understand the mechanisms of exclusion of children and young people deprived of elementary rights foreseen in a “democracy”. School is for “everyone”, but education is still for the few. We conclude that the denial of the reality of black people represents an essential point for understanding the violence that surrounds the school and its overcoming is based on an ideal of emancipation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | A Revista de Educação da Faculdade Unina é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e académica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet. Link: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0. Fonte: Revista de Educação da Faculdade Unina <https://revista.unina.edu.br/index.php/re/about>. Acesso em: 28 set. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e emancipação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | População negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | - |
Título: dc.title | Território e cor da violência, racismo no Brasil e seus desdobramentos na escola : contribuição do pensamento de Paulo Freire sobre a educação emancipadora das questões étnico-raciais. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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