Perspectivas sobre o ensino de português como língua adicional : vivências e formação docente.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Fernando Silvério de-
Autor(es): dc.contributorLima, Fernando Silvério de-
Autor(es): dc.contributorDutra, Anelise Fonseca-
Autor(es): dc.contributorSilva, Kleber Aparecido da-
Autor(es): dc.creatorJesus, Cristina Aparecida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18508-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022349-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo investigar a vivência de uma professora de Português Língua Adicional (PLA), a fim de compreender como são construídas suas práticas docentes considerando a relação dos aspectos culturais no ensino de uma língua estrangeira. Os dados narrativos foram gerados por meio de entrevistas com a participante, com o intuito de investigar quais as vivências pessoais que antecederam a escolha profissional dessa professora de PLA. A participante foi uma mulher brasileira, em contexto de ensino de PLA a distância e presencial estabelecida residencialmente no exterior em que viveu um período de sua vida no Brasil. Propomos, assim, uma análise a partir da perspectiva Histórico-Cultural dentro da Linguística Aplicada (Basso, 2001; Bortolanza; Ringel, 2016; Lima, 2017; 2018; 2021; 2022; Oliveira, 1997; Roldão et al., 2019; Moreira, 2022), bem como estudos sobre o ensino de PLA (Dutra, 2010, 2014; Oliveira, 2004; Solto, et al., 2014; Schoffen; Martins, 2016; Schlatter et al., 2020; Lôpo Ramos, 2021). Como base para a discussão proposta, somos norteados principalmente pelo conceito de Perezhivanie (Vygotsky, 1994; 2019), bem como por leituras e discussões contemporâneas do campo da Linguística Aplicada sobre ensino e formação de professores (Almeida Filho, 2001; 2007; 2011; 2018; Celani, 2001; Bagno; Leffa, 1999, 2014; Pennycook, 1990; Rangel, 2005; Moita Lopes, 2009; 2019; Gomes Matos, 2012; Souza; Andrade, 2016; Kramsch, 2017; Rocha, 2019; Scaramucci, 2020). Esta pesquisa possui caráter qualitativo, com base em pesquisa narrativa (Clandinin; Connelly, 2015; Richardson, 2015; Paiva, 2019; Webster; Mertova, 2007) e busca contribuir para os estudos de formação do Professor de Português Língua Adicional, desvendando desafios e soluções relacionadas à formação deste docente. Este estudo evidencia que a evolução pessoal e profissional de uma docente de Português como Língua Adicional influenciou sua abordagem de ensino, caracterizada por equilíbrio e estratégia, fruto da síntese entre suas experiências de vida e suas práticas docentes. A identidade cultural híbrida que possui alinha-se com a diversidade de seus alunos, destacando como vivências individuais fundamentam métodos de ensino do PLA em contextos multiculturais.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to investigate the experience of one teacher of Portuguese as an Additional Language (PAL), in order to understand how her teaching practices are constructed considering the relationship between cultural aspects in the teaching of a foreign language. Narrative data were generated through interviews with the participant, with the aim of investigating what personal experiences preceded this PAL teacher’s professional choices. The participant is a Brazilian woman who lived a period of her life in Brazil, but nowadays lives abroad and currently works as a Portuguese as foreign language teacher. Therefore, we propose an analysis from a Cultural-Historical perspective within Applied Linguistics (Basso, 2001; Bortolanza; Ringel, 2016; Lima, 2017; 2018; 2021; 2022; Oliveira, 1997; Roldão et al., 2019; Moreira, 2022), as well as studies on the teaching of PAL (Dutra, 2010; 2014; Oliveira, 2004; Solto, et al., 2014; Schoffen; Martins, 2016; Schlatter et al., 2020; Lôpo Ramos, 2021). As a basis for the proposed discussion, we are mainly guided by the concept of Perezhivanie (Vygotsky, 1994; 2019), as well as contemporary readings and discussions within the field of Applied Linguistics regarding learning and teaching (Almeida Filho, 2001; 2007; 2011; 2018; Celani, 2001; Bagno; Leffa, 1999; 2014; Pennycook, 1990; Rangel, 2005; Moita Lopes, 2009; 2019; Gomes Matos, 2012; Souza; Andrade, 2016; Kramsch, 2017; Rocha, 2019; Scaramucci, 2020). This research has a qualitative character based on narrative research (Clandinin; Connelly, 2015; Richardson, 2015; Paiva, 2019; Webster; Mertova, 2007) and seeks to contribute to the studies on the education of Teachers of Portuguese as an Additional Language, unveiling challenges and solutions related to their professional development. This study demonstrates that the personal and professional development of a Portuguese as an Additional Language (PAL) instructor has influenced her teaching approach, characterized by balance and strategy, resulting from the synthesis of her life experiences and teaching practices. Her hybrid cultural identity aligns with the diversity of her students, underscoring-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de português-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Título: dc.titlePerspectivas sobre o ensino de português como língua adicional : vivências e formação docente.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.