
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jardim, Mariana Zogbi | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Raquel de Deus | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Larissa Morelli Ferraz | - |
| Autor(es): dc.creator | Sanches, Lucas Daniel | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Luana Lara | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Emanuelly Porto | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Larissa Loures | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19825 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.12957/demetra.2024.80071 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022344 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: Na Atenção Primária à Saúde (APS), os desafios do manejo da obesidade podem estar relacionados a múltiplos fatores. Objetivo: O objetivo deste trabalho é identificar potencialidades e fragilidades do manejo da obesidade infantil na APS do município de Betim, MG. Métodos: Pesquisa descritiva e qualitativa em que foram realizados três grupos focais em formato de videoconferência. Os participantes receberam um formulário on-line com perguntas sobre características sociodemográficas (sexo, idade, escolaridade) e da atuação profissional (profissão, tipo de contrato, jornada de trabalho e tempo de atuação). Foi utilizado roteiro de condução por dois pesquisadores treinados, com dez questões. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas utilizando-se da Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram 14 profissionais, 78,5% do sexo feminino, com mediana de idade de 38 anos, a maioria profissionais de educação física (42,8%). Foram identificadas sete categorias e oito subcategorias no manejo da obesidade infantil e consideradas 60 fragilidades e 20 potencialidades. A subcategoria “Processos de trabalho” apareceu em maior número de vezes como fragilidade (n=30). Quanto às potencialidades, “Escola: espaço de promoção da saúde” foi vista como uma importante categoria (n=9), por ser um local de promoção da alimentação adequada e saudável. Conclusão: Sob a perspectiva dos profissionais da APS, a escola foi considerada potencialmente efetiva para o manejo da obesidade infantil. | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: Obesity-management challenges faced in Primary Health Care (PHC) can be associated with multiple factors. Aim: Identifying the potential and weaknesses in childhood obesity-management processes in the PHC service of Betim County, MG. Methodology: Descriptive and qualitative research based on three focus groups carried out in videoconference format. Participants received an online form comprising questions about their sociodemographic data (sex, age and schooling) and professional performance (profession, hiring type, working hours and time working in PHC). Two trained researchers used a guiding script with ten questions. Interviews were recorded, transcribed and analyzed based on Content Analysis. Results: In total, 14 professionals participated in the study, 78.5% of them belonged to the female sex, their median age was 38 years and most of them were physical education professionals (42.8%). Seven categories and eight subcategories in childhood obesity management were identified; 60 weaknesses and 20 potentials were taken into consideration. Subcategory “Work processes” was the one mostly seen as weakness (n=30). With respect to potentials, “School: health promotion space” was seen as important category (n=9), since school is one of the places for proper and healthy eating promotion. Conclusion: From PHC professionals’ perspective, the school is potentially effective in managing childhood obesity. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY). Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Obesidade infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa qualitativa | - |
| Título: dc.title | Potencialidades e fragilidades do manejo da obesidade infantil na perspectiva dos profissionais da atenção primária à saúde. | - |
| Título: dc.title | Potentials and weaknesses in childhood obesity management from the Primary Health Care professionals’ perspective. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: