Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Vitória Maria Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Postacchini, Bruna Bueno | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Helcio Silva dos | - |
Autor(es): dc.creator | Mesquita Cajazeiras, Francisco Ferdinando | - |
Autor(es): dc.creator | Freire, Valder Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Alves Junior, Clodomiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pessoa, Cláudia | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Roner Ferreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Igor Frota de | - |
Autor(es): dc.creator | Bezerra, Eveline Matias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20840 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1039/d4ra07256a | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022329 | - |
Descrição: dc.description | Chalcones demonstrate significant absorption in the near ultraviolet-visible spectrum, making them valuable for applications such as solar cells, light-emitting diodes, and nonlinear optics. This study investigates four dibenzalacetone derivatives (DBAd), DBA, DBC, DEP, and DMA, examining the impact of electron-donating and electron-withdrawing groups and conjugation elongation on their electronic structure in solvents of varying polarities. Using the Polarizable Continuum Model (PCM) and timedependent density functional theory (TD-DFT), we characterized the excited states of these compounds. Our results reveal a consistent red-shift in the absorption spectrum, with electron-donating groups like ethoxy inducing a more pronounced red-shift than chlorine. Extending conjugation in DMA further shifted the absorption band to lower energy. Solvatochromism influenced the absorption intensities, underscoring the importance of evaluating parameters beyond lmax. Although our methodologies provided a satisfactory correlation between theoretical and experimental data, they also indicate the need for further theoretical models to accurately capture solute–solvent interactions and describe charge-separated states. The results indicated that dibenzalacetone derivatives have potential as alternative materials for development of organic solar cells. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This article is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported Licence. Fonte: PDF do artigo. | - |
Título: dc.title | Red-shifted optical absorption induced by donor–acceptor–donor p-extended dibenzalacetone derivatives. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: