Desarquivar para anarquivar : memória e restituição das narrativas de mulheres negras.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Karina Gomes-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Karina Gomes-
Autor(es): dc.contributorSilva, Conceição de Maria Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ana Carolina Lima-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jeane Polva Lourenço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022287-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação, intitulada “Desarquivar para Anarquivar: memória e restituição das narrativas de mulheres negras” propõe-se a investigar o fenômeno do anarquivamento presente em três obras artísticas contemporâneas e como ele é materializado. Visa, assim, a articulação com a prática da restituição da memória de mulheres negras sobre o passado, em uma perspectiva que lança luz sobre as poéticas negras. Construindo, desse modo, outras narrativas e outros sentidos a partir do desarquivamento. Analiso as obras a partir de duas categorias: corpo e água. A escolha destes elementos reflete conceitos que as artistas selecionadas apresentam em seus trabalhos. Como gesto final, “anarquivo” as obras que foram analisadas, construindo uma Montagem artística única, que condensa a pesquisa.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation, entitled “Unarchive to Anarchive: memory and restitution of black women’s narratives” aims to investigate the phenomenon of anarchive present in three contemporary artistic works and how it is materialized. It thus aims to articulate the practice of restoring the memory of black women about the past, in a perspective that sheds light on black poetics. In this way, building other narratives and other meanings based on the unarchiving. I analyze the works from two categories: body and water. The choice of these elements reflects concepts that the selected artists present in their work. As a final gesture, I “anarchize” the works that were analyzed, building a unique artistic Montage, which condenses the research.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectArquivos - processamento-
Palavras-chave: dc.subjectArquivos e arquivamento (documentos)-
Palavras-chave: dc.subjectMemória coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectPoetas negros-
Palavras-chave: dc.subjectPoética - história-
Título: dc.titleDesarquivar para anarquivar : memória e restituição das narrativas de mulheres negras.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.