
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Rodrigo F. | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Matheus Mello | - |
| Autor(es): dc.creator | Leão, Versiane Albis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20220078 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022285 | - |
| Descrição: dc.description | The accelerated expansion of the use of electronic products has generated large amounts of Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE), which makes the use of management strategies based on Circular Economy (CE) essential. In this sense, the recycling of these residues is of great interest due to the presence of metals with high added value, such as Rare Earth Elements (REE). Given the above, this review aims to elucidate issues related to the management and processing of WEEE and to evaluate the main parameters that influence the leaching step of REE present in these wastes. From the critical analysis of the bibliographic survey, it was noted that fluorescent lamps, cathode-ray tubes, NbFeB magnets and NiMH batteries are widely studied, with the objective of recovering REE. However, considerable variations were observed with regard to the content of metals present in each of these residues. In short, it is important that the recovery of these metals is studied, not only due to economic aspects, but also aiming at environmentally sustainable recycling. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban mining | - |
| Título: dc.title | Lixiviação ácida de elementos terras raras presentes em resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos : uma breve revisão. | - |
| Título: dc.title | Acid leaching of rare earth elements present in waste electrical and electronic equipment : a brief review. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: