Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Perciliany Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Miriam de Cássia | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Luíza Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Cássia Regina Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Lopez, Mariana | - |
Autor(es): dc.creator | Volchan, Eliane | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes Junior, Orlando | - |
Autor(es): dc.creator | Sanchez, Tiago Arruda | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Gabriela Guerra Leal de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17905 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1038/s41598-022-22303-z | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022280 | - |
Descrição: dc.description | To test whether heart rate variability (HRV) biofeedback training benefts older adults with diferent social interaction levels. Methods. 32 older adults (16 were institutionalized and 16 were not). Both groups received 14 sessions, 15 min, 3 times a week, with half of the individuals receiving HRV biofeedback training and the other half receiving control training. The following parameters were assessed immediately before and after training, and 4.5 weeks after the last session (follow-up period): aerobic conditioning, anthropometric data, emotional scores, and HRV components. Results. Before the training, the institutionalized individuals had higher scores of loneliness (p< 0.01) and depression (p< 0.0001) and lower social touches (p< 0.0001), body mass (p= 0.04), and body fat percentage (p= 0.002) than the non-institutionalized individuals. HRV biofeedback improved symptoms of depression in both groups. HRV improved only in the non-institutionalized group, and loneliness only in the institutionalized group. Lastly, all changes persisted after the follow-up period. Conclusions. HRV biofeedback training was efective in improving symptoms of depression in older adults. Improvement of HRV and loneliness was dependent on the level of social interaction. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Tis article is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License, which permits use, sharing, adaptation, distribution and reproduction in any medium or format, as long as you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons licence, and indicate if changes were made. Te images or other third party material in this article are included in the article’s Creative Commons licence, unless indicated otherwise in a credit line to the material. Fonte: PDF do artigo. | - |
Título: dc.title | Long‑term benefts of heart rate variability biofeedback training in older adults with diferent levels of social interaction : a pilot study. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: