Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Perpétuo, Sandra Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Coutrim, Rosa Maria da Exaltação | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12748 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022268 | - |
Descrição: dc.description | Ao identificar casos de sucesso na alfabetização em território vulnerável e ancorada em estudos que mostram a influência do território vulnerável na aprendizagem dos alunos (BATISTA; CARVALHO-SILVA, 2013; CENPEC, 2011; ERNICA; 2012), esta pesquisa buscou responder à questão: quais fatores levam uma escola situada em território vulnerável a apresentar maior percentual de alunos no nível avançado em alfabetização nas provas do PROALFA. O método de pesquisa foi um estudo de caso, com análise documental, observação e entrevistas com profissionais da escola e familiares dos alunos. A unidade de estudo foi a Escola Municipal Professora Laura Fabri que, entre 19 escolas municipais de Governador Valadares-MG, apresentou melhor desempenho no PROALFA, entre 2014 e 2016. Dos cinco mecanismos que explicam as razões do sucesso da escola em alfabetização, nesse artigo, serão abordados os dois que colocam em evidência o efeito da atuação do pedagogo: coordenação das práticas de alfabetização e formação continuada. | - |
Descrição: dc.description | In this paper, we present the results of a study on the impact of vulnerable territory on students' learning (BATISTA, CARVALHO-SILVA, 2013, CENPEC, 2011, ERNICA, 2012) what factors lead a school located in vulnerable territory to present a higher percentage of students at the advanced literacy level in the PROALFA tests. The research method was a case study, with documentary analysis, observation and interviews with school professionals and students' families. The study unit was the Municipal School Professor Laura Fabri, who, among 19 municipal schools in Governador Valadares-MG, presented a better performance in PROALFA between 2014 and 2016. Of the five mechanisms that explain the reasons for the success of the school in literacy, in this article, the two that highlight the effect of the pedagogue's performance will be addressed: coordination of literacy practices and continuing education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/). Fonte: o próprio artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito escola | - |
Título: dc.title | A coordenação pedagógica faz diferença : as práticas de sucesso na alfabetização em território vulnerável. | - |
Título: dc.title | Pedagogical coordination makes difference : successful literacy practices in vulnerable territory. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: