Leituras e escritas do mundo reveladas por estudantes do ensino médio acerca do cyberbullying na aula de matemática : conexões entre justiça social e inclusão.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.contributorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Wanderley Sebastião de-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Hudson de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20212-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022245-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo, de natureza qualitativa, tem como principal objetivo investigar compreensões de justiça social vinculadas a valores inclusivos que emergem das leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, ao participarem de uma atividade investigativa com foco no cyberbullying em aulas de matemática. A partir desta atividade investigativa que explorou o conteúdo matemático de função exponencial, os estudantes foram convidados a refletir criticamente sobre fake news e cyberbullying, temas atuais e familiares a eles, sobretudo quando se considera que a maioria faz parte das redes sociais, ambientes propícios a essas práticas. Leituras e escritas do mundo são conceitos freireanos que podem levar as pessoas a uma conscientização crítica do que ocorre ao seu redor. Em Educação Matemática estes conceitos têm sido explorados nas discussões travadas em Educação Matemática Crítica. Elas – leituras e propostas de escritas do mundo – foram encontradas nas respostas dos participantes aos instrumentos de coleta de dados, como questionário; entrevistas; e gravações em áudio, realizadas durante a atividade. Nessas leituras e escritas do mundo pôde-se encontrar, com recorrência, a presença de valores inclusivos (respeito, empatia) como algo que pode nortear as ações das pessoas para que violências como o cyberbullying não mais aconteçam. Isso dialoga com a noção de justiça social adotada neste estudo. Os participantes foram estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Valendo-se de ideias e construtos da Educação Matemática Crítica e da pedagogia libertadora de Paulo Freire, particularmente os conceitos de leitura e escrita do mundo, analisaram-se os dados, com vistas a atingir o objetivo geral. Encontraram-se – a partir das leituras e escritas do mundo dos estudantes sobre cyberbullying – as seguintes respostas para as compreensões de justiça social, baseadas em princípios inclusivos: justiça social como respeito ao próximo; justiça social como senso de coletividade e bem- estar; justiça social como luta contra preconceito; e justiça social como resultado do princípio da alteridade. Acredita-se que uma proposta como essa promove uma educação que vai além da mera transmissão de conteúdos matemáticos. Em vez disso, busca-se formar cidadãos conscientes, capacitados a ler e interpretar o mundo ao seu redor, utilizando o conhecimento matemático como uma ferramenta para compreender problemas sociais. A implementação dessas ideias na prática pedagógica pode ter um impacto significativo na formação de uma cultura escolar que valoriza a justiça social. Essa abordagem crítica também estimula a reflexão sobre o modo como a matemática pode ser utilizada para empoderar os estudantes, ajudando-os a desenvolver uma postura ativa diante das injustiças e dos desafios que enfrentam. Assim, a pesquisa contribui não apenas para o aprendizado matemático, mas também para a formação de uma consciência social e inclusiva mais ampla e a possibilidade de uma futura investigação sobre a maneira como esses estudantes têm aplicado as novas leituras de mundo em suas vidas diárias.-
Descrição: dc.descriptionThis qualitative study aims to investigate understandings of social justice linked to inclusive values that emerge from the readings and writings of the world of high school students, when they participate in an investigative activity focused on cyberbullying in mathematics classes. Based on this investigative activity that explored the mathematical content of exponential functions, the students were invited to reflect critically on fake news and cyberbullying, current and familiar topics to them, especially when considering that most of them are part of social networks, environments that are conducive to these practices. Readings and writings of the world are Freirean concepts that can lead people to a critical awareness of what is happening around them. In Mathematics Education, these concepts have been explored in discussions held in Critical Mathematics Education. These – readings and proposals for writings of the world – were found in the participants' responses to data collection instruments, such as questionnaires; interviews; and audio recordings, made during the activity. In these readings and writings of the world, it was possible to find, with recurrence, the presence of inclusive values (respect, empathy) as something that can guide people's actions so that violence such as cyberbullying no longer happens. This dialogues with the notion of social justice adopted in this study. The participants were students in the second year of high school at a public school in the interior of Minas Gerais. Using ideas and constructs from Critical Mathematics Education and Paulo Freire's liberating pedagogy, particularly the concepts of reading and writing the world, the data were analyzed with a view to achieving the general objective. Based on the students' readings and writings of the world about cyberbullying, the following responses to understandings of social justice were found, based on inclusive principles: social justice as respect for others; social justice as a sense of collectivity and well-being; social justice as the fight against prejudice; and social justice as a result of the principle of otherness. It is believed that a proposal like this promotes an education that goes beyond the mere transmission of mathematical content. Instead, it seeks to form conscious citizens, capable of reading and interpreting the world around them, using mathematical knowledge as a tool to understand social problems. The implementation of these ideas in pedagogical practice can have a significant impact on the formation of a school culture that values social justice. This critical approach also encourages reflection on how mathematics can be used to empower students, helping them develop an active stance in the face of injustices and the challenges they face. Thus, the research contributes not only to mathematical learning, but also to the formation of a broader social and inclusive consciousness and the possibility of future research on the way in which these students have applied new readings of the world in their daily lives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/05/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJustica social-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectDesinformação-
Palavras-chave: dc.subjectCyberbullying-
Título: dc.titleLeituras e escritas do mundo reveladas por estudantes do ensino médio acerca do cyberbullying na aula de matemática : conexões entre justiça social e inclusão.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.