Metodologia ativa na engenharia : verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPonciano, Thales Martins-
Autor(es): dc.creatorGomes, Frederico César de Vasconcelos-
Autor(es): dc.creatorMorais, Isabela Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9289-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p32-39-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022235-
Descrição: dc.descriptionEste artigo verifica a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na disciplina de Sistemas de Desenvolvimento de Produto do curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública brasileira. Por meio da caracterização da metodologia foi possível observar a aplicabilidade dessa ferramenta em um curso de Engenharia que envolve diversas áreas do conhecimento e concilia atividades teóricas e práticas. De modo geral, as metodologias ativas, como a ABP, podem estimular os alunos a desenvolverem habilidades, como organização, liderança e pensamento crítico, que ultrapassam o conteúdo programático das disciplinas. Sendo assim, foi proposto um modelo passo a passo para a aplicação da ABP.-
Descrição: dc.descriptionThis article verifies the application of the Problem-Based Learning (PBL) methodology in the course of Product Development Systems in the Production Engineering bachelor program of a Brazilian public university. Through the characterization of the methodology it was possible to observe the applicability of this tool over the Engineering course that evolves several knowledge areas that combine theoretical with practical activities. In general, active methodologies, such as PBL, are able to stimulate students to develop skills such as organization, leadership, and critical thinking, beyond the syllabus of the course. Therefore, it was proposed a step-by-step model to implement the PBL methodology.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Principia permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/871>. Acesso em: 21 fev. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em engenharia-
Título: dc.titleMetodologia ativa na engenharia : verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.