Contribuições de atividades exploratórias utilizando softwares dinâmicos para o ensino de Geometria Espacial : uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPacheco, Cláudio Bernardo Lucio-
Autor(es): dc.creatorReis, Frederico da Silva-
Autor(es): dc.creatorMartins, Eder Marinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19429-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/61744-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p54-75-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022233-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma pesquisa que objetivou investigar a utilização de Tecnologias Digitais em Geometria Espacial na perspectiva de professores de Matemática do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa qualitativa contemplou o desenvolvimento de atividades exploratórias relacionadas a conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com a utilização dos softwares dinâmicos Poly e GeoGebra 3D por professores de Matemática do Ensino Médio. Identificamos um conjunto de contribuições para o ensino de Geometria Espacial, tais como a visualização e o dinamismo proporcionados pelos softwares, evidenciando a compreensão, a reconstrução e consolidação das características e propriedades geométricas. Nas conclusões da pesquisa, perspectivamos uma proposta de ressignificação do ensino de Geometria Espacial para além da aplicação de fórmulas.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents research that investigates the use of Digital Technologies in Spatial Geometry from the perspective of High School Mathematics teachers. The qualitative research methodology included the development of exploratory activities related to concepts of Spatial Geometry in High School, with the use of dynamic software Poly and GeoGebra 3D by High School Mathematics teachers. In this article, the authors identified contributions to the teaching of Spatial Geometry, such as the visualization and dynamism provided by the software, showing the understanding, reconstruction and consolidation of geometric characteristics and properties. The researchers concluded that they envisage a proposal for re-signification of the teaching of Spatial Geometry beyond the application of formulas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Espacial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Título: dc.titleContribuições de atividades exploratórias utilizando softwares dinâmicos para o ensino de Geometria Espacial : uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.