Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Cláudio Bernardo Lucio | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Eder Marinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19429 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/61744 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p54-75 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022233 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou investigar a utilização de Tecnologias Digitais em Geometria Espacial na perspectiva de professores de Matemática do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa qualitativa contemplou o desenvolvimento de atividades exploratórias relacionadas a conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com a utilização dos softwares dinâmicos Poly e GeoGebra 3D por professores de Matemática do Ensino Médio. Identificamos um conjunto de contribuições para o ensino de Geometria Espacial, tais como a visualização e o dinamismo proporcionados pelos softwares, evidenciando a compreensão, a reconstrução e consolidação das características e propriedades geométricas. Nas conclusões da pesquisa, perspectivamos uma proposta de ressignificação do ensino de Geometria Espacial para além da aplicação de fórmulas. | - |
Descrição: dc.description | This article presents research that investigates the use of Digital Technologies in Spatial Geometry from the perspective of High School Mathematics teachers. The qualitative research methodology included the development of exploratory activities related to concepts of Spatial Geometry in High School, with the use of dynamic software Poly and GeoGebra 3D by High School Mathematics teachers. In this article, the authors identified contributions to the teaching of Spatial Geometry, such as the visualization and dynamism provided by the software, showing the understanding, reconstruction and consolidation of geometric characteristics and properties. The researchers concluded that they envisage a proposal for re-signification of the teaching of Spatial Geometry beyond the application of formulas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Título: dc.title | Contribuições de atividades exploratórias utilizando softwares dinâmicos para o ensino de Geometria Espacial : uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: