O trabalho docente sob a ótica dos professores de uma instituição da rede federal de educação profissional científica e tecnológica.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Maria Auxiliadora Monteiro-
Autor(es): dc.creatorNeves, Inajara de Salles Viana-
Autor(es): dc.creatorPaschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Solange-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14313-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65069-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022208-
Descrição: dc.descriptionO escopo deste artigo é dar publicidade aos dados referentes à pesquisa do Observatório de Educação (OBEDUC) coletados em uma instituição vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais. Metodologicamente, iniciou-se com a elaboração de um estado do conhecimento sobre a formação/profissionalização e o trabalho docente que se estendeu por todo o período em que se desenvolveu o OBEDUC, ou seja, de 2010 a 2014. Após a aplicação do questionário, separaram-se os dados referentes ao trabalho docente, que foram cotejados com os aportes teóricos referentes ao tema. Dessa forma, este artigo se subdivide em três partes que, assim, se apresentam: a primeira consubstancia-se na concepção de trabalho, em que se privilegia a concepção crítico-dialética. Na segunda parte, são apresentados dados resultantes do OBEDUC atinentes a um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e, por fim, são tecidas algumas considerações finais em relação ao que foi pesquisado.-
Descrição: dc.descriptionThe scope of this article is to publicize data related to the research of the Observatory of Education (OBEDUC) collected in an institution linked to the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education (RFEPCT) of Minas Gerais. Methodologically, it began with the elaboration of a state of knowledge on the formation/professionalization and the teaching work, which covered the whole period throughout the development of the OBEDUC – from 2010 to 2014. After the application of the questionnaire, the data referring to the teaching work were separated, which were compared with the theoretical contributions related to the theme. Thus, this article is subdivided into three parts: the first is based on the conception of work, in which the critical-dialectical conception is privileged; in the second part, data derived from the OBEDUC, related to a campus of the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) are presented and, at last, some final considerations are made in relation to what was researched.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practice-
Título: dc.titleO trabalho docente sob a ótica dos professores de uma instituição da rede federal de educação profissional científica e tecnológica.-
Título: dc.titleThe teaching work under the perspective of staff members of a federal professional scientific and technological educational network institution.-
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