Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Inajara de Salles Viana | - |
Autor(es): dc.creator | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Solange | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14313 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65069 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022208 | - |
Descrição: dc.description | O escopo deste artigo é dar publicidade aos dados referentes à pesquisa do Observatório de Educação (OBEDUC) coletados em uma instituição vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais. Metodologicamente, iniciou-se com a elaboração de um estado do conhecimento sobre a formação/profissionalização e o trabalho docente que se estendeu por todo o período em que se desenvolveu o OBEDUC, ou seja, de 2010 a 2014. Após a aplicação do questionário, separaram-se os dados referentes ao trabalho docente, que foram cotejados com os aportes teóricos referentes ao tema. Dessa forma, este artigo se subdivide em três partes que, assim, se apresentam: a primeira consubstancia-se na concepção de trabalho, em que se privilegia a concepção crítico-dialética. Na segunda parte, são apresentados dados resultantes do OBEDUC atinentes a um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e, por fim, são tecidas algumas considerações finais em relação ao que foi pesquisado. | - |
Descrição: dc.description | The scope of this article is to publicize data related to the research of the Observatory of Education (OBEDUC) collected in an institution linked to the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education (RFEPCT) of Minas Gerais. Methodologically, it began with the elaboration of a state of knowledge on the formation/professionalization and the teaching work, which covered the whole period throughout the development of the OBEDUC – from 2010 to 2014. After the application of the questionnaire, the data referring to the teaching work were separated, which were compared with the theoretical contributions related to the theme. Thus, this article is subdivided into three parts: the first is based on the conception of work, in which the critical-dialectical conception is privileged; in the second part, data derived from the OBEDUC, related to a campus of the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) are presented and, at last, some final considerations are made in relation to what was researched. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
Título: dc.title | O trabalho docente sob a ótica dos professores de uma instituição da rede federal de educação profissional científica e tecnológica. | - |
Título: dc.title | The teaching work under the perspective of staff members of a federal professional scientific and technological educational network institution. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: