Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Assis, Paulo Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Assis, Paulo Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, José Adilson de | - |
Autor(es): dc.contributor | Murta, Jorge Luiz Brescia | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo Filho, Gerson de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17999 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022181 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho mostra o estudo viabilidade técnica e ambiental da utilização de pneu moído como combustível em altos-fornos. O pneu moído pode ser utilizado em substituição aos finos de carvão mineral e de finos de carvão vegetal em altos-fornos. A injeção através das ventaneiras contribui para geração de energia e geração de um gás para redução dos óxidos de ferro carregados nos altos-fornos. O pneu moído, quando é injetado nos altos-fornos, do ponto de vista ambiental contribui para diminuição dos pneus dispostos de forma inadequada. Uma das vantagens do uso do pneu moído é que como se trata de um resíduo, seu custo de aquisição e processamento é mais baixo que a obtenção do carvão pulverizado para injeção nos altos-fornos. Foi realizado um estudo comparativo entre o índice de combustão de pneus moídos com o de carvões pulverizados, utilizando o modelo físico de combustão de partículas, de elevado gradiente térmico, construído na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Os resultados mostram uma boa combustibilidade do pneu moído, sendo obtidos através de um modelo de simulação que retrata condições semelhantes a que ocorre na região das ventaneiras dos altos-fornos. | - |
Descrição: dc.description | This paper shows the study of the utilization of tire as fuel to be employed into blast furnaces. This tire can substitute coal or even charcoal in the blast furnaces tuyeres. The injection into tuyeres, other than contribute for energy generation, can produce gas for metallic oxide reduction, the former charged into the blast furnace throat, thus contribution for using other forms of wastes. The tire, as powder, when to be injected into blast furnaces, contributes for an environmental employee of that waste, so as permit for obtaining a high value product. Then, one advantage of using such material is that it is waste and has lower cost for preparation. A comparative study of combustion index of pulverized tires and coals are been studied. For this study are been utilized one physical model, with thermal gradient constructed at Escola de Minas-UFOP. The results obtained have showed that the tires has good combustibility, this was obtained in a model that simulate the same conditions occurring in the blast furnaces tuyeres; these results include tires and mixtures of tires with coal or even with charcoal. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carvão vegetal - carvão pulverizado - injeção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pneus - pneu moído | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altos-fornos - ventaneiras | - |
Título: dc.title | Avaliação técnica e ambiental da injeção de pneu moído como combustível redutor através das ventaneiras dos altos-fornos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: