Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Gabriela Lanna de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Bakolis, Ioannis | - |
Autor(es): dc.creator | Marinho, Carolina Coimbra | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Edivá de Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Pena, João Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Laura Cunha | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, George Luiz Lins Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10351 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022179 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: This study reports the prevalence of intestinal parasite infections in Xakriabá indigenous children living in the southeastern region of Brazil. Methodology: Stool samples of 2973 children 13-and-under were analyzed. Associations between environment factors and parasites were evaluated by multivariate Poisson regression model. Results: The prevalence of protozoa was high (Entamoeba histolytica/dispar 16.9%; Giardia duodenalis 18.4%), whereas that of helminthes was low (Schistosoma mansoni 1.2%; Hymenolepis nana 2.2%; hookworm 3.7%; Strongiloydes stercoralis 0.4%; Ascaris lumbricoides 0.4%; Enterobius vermicularis 1%). The risk of protozoan infection increased if the house was located in clay and rocky terrain; it decreased with increasing education of the mother and the presence of toilet in the house. Sex, clay-and-rocky terrain, dry-sump and toilet in the house were associated with prevalence of helminthes. Conclusion: The high prevalence of protozoa infection suggests contamination of water sources with feces, probably due to deficient sanitation and poor hygiene. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike CC BY-AS Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. With this license readers can share, distribute, download, even commercially, as long as the original source is properly cited. Fonte: Archives of Epidemology <https://www.gavinpublishers.com/openaccess>. Acesso em 13 abr. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous population | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parasite diseases | - |
Título: dc.title | Prevalence of intestinal parasites among children 13-and-under residents in the indigenous land of Xakriabá, Brazil. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: