Avanços e desafios das políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMachado, Josiane Aparecida-
Autor(es): dc.creatorLages, Rita Cristina Lima-
Autor(es): dc.creatorSant'Ana, Rivânia Maria Trotta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19635-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.269-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022176-
Descrição: dc.descriptionEste estudo analisa os avanços e desafios das pesquisas e das políticas públicas sobre/para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Apesar dos progressos, como o lançamento do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em 2007, persistem desafios como a qualidade do ensino, a evasão escolar e a falta de estrutura adequada. A EJA desempenha um papel fundamental na inclusão e equalização de oportunidades, porém, para cumprir seu papel de forma eficaz, é necessário compreender os avanços e desafios enfrentados pelas políticas públicas destinadas a essa modalidade. A metodologia se constituiu em revisão bibliográfica sobre políticas públicas para a EJA, analisando documentos e estudos que abordam a evolução e os impactos dessas políticas. Destaca-se a importância de políticas acessíveis, inclusivas e de qualidade, além da capacitação adequada dos professores, para garantir a eficácia das políticas públicas para a EJA e superar os desafios existentes.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze advances and challenges of public policies for Youth and Adult Education (EJA) in Brazil.. Despite progress, such as the launch of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA) in 2007, challenges such as the quality of teaching, school dropout rates and the lack of adequate structure persist. EJA plays a fundamental role in the inclusion and equalization of opportunities, however, to fulfill its role effectively, it is necessary to understand the advances and challenges faced by the public policies provided for this modality. The methodology consists of a bibliographical review of research related to public policies for EJA, analyzing documents and studies that address the evolution and impacts of these policies. The importance of accessible, inclusive and quality policies is highlighted, in addition to adequate teacher training, to guarantee the effectiveness of public policies for EJA and overcome existing challenges.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Cadernos Cajuína permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7210>. Acesso em: 01 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão educacional-
Título: dc.titleAvanços e desafios das políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil.-
Título: dc.titleAdvances and challenges of public policies for youth and adult education (EJA) in Brazil.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.