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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rezende, Carolina Anglada de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17282 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v44i2.60422 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022164 | - |
| Descrição: dc.description | Considerando que a forma se torna uma questão crucial para o discurso da modernidade, a se entrelaçar com noções de ritmo, comunidade e crítica, este artigo busca analisar o projeto de desmanche da tradição e de revisão histórica que o poeta Edimilson de Almeida Pereira realiza ao propor a concepção de antiforma. Em diálogo com a herança afro-diaspórica, entre outras expressões poéticas modernas e arcaicas, o verso em constante interrupção do poeta acaba por incluir no discurso da crise da poesia, questões relativas à origem, à sobrevivência e à disseminação, de modo a desfazer qualquer leitura permanente e positiva de forma. Tendo isso em vista, nesse artigo são interrogadas algumas teorias do verso, como as de Mallarmé, Giorgio Agamben e Marcos Siscar, além de importantes contribuições de Jacques Derrida para o problema do estilo e para a tarefa da desconstrução, e que se mostram centrais para a aproximação de uma poética notoriamente inclinada à aprendizagem da desmontagem, ao mesmo tempo em que trabalha também pela continuidade, pelo infinito e pela justiça. | - |
| Descrição: dc.description | Considering that form becomes a crucial issue for the modernity discourse, attached with notions of rhythm, community and criticism, this article seeks to analyze the dismantling tradition and historical revision project that the poet Edimilson de Almeida Pereira carries out to propose his conception of antiform. In dialogue with the Afro-diaspora heritage, among other modern and archaic poetic expressions, the poet's constant interruption verse ends up including in the discourse of the poetry crisis issues related to origin, survival and dissemination, in order to undo any permanent and positive reading of the notion of form. This article questions some theories of verse, such as those of Mallarmé, Giorgio Agamben and Marcos Siscar, in addition to the important contributions of Jacques Derrida to the problem of style and to the task of deconstruction, which are central to the approximation of a poetics notoriously inclined to learning how to disassemble, while also working for continuity, infinity and justice. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poesia contemporânea | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poesia afro-brasileira | - |
| Título: dc.title | Forma e antiforma : a poesia em desmonte de Edimilson de Almeida Pereira. | - |
| Título: dc.title | Form and antiform : the disassembly poetry of Edimilson de Almeida Pereira. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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