Microestrutura e propriedades mecânicas de um aço para trilhos ferroviários soldado por centelhamento.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPorcaro, Rodrigo Rangel-
Autor(es): dc.creatorLima, Daniel Andrade Paes de-
Autor(es): dc.creatorFaria, Geraldo Lúcio de-
Autor(es): dc.creatorGodefroid, Leonardo Barbosa-
Autor(es): dc.creatorCândido, Luiz Cláudio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9131-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/0104-9224/si2201.07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022133-
Descrição: dc.descriptionTrilhos com perfil TR-57 do tipo intermediário foram soldados por centelhamento em um estaleiro brasileiro e passaram por detalhada caracterização mecânica e metalográfica. Os dados quantitativos da caracterização metalográfica e dos ensaios mecânicos foram submetidos a análises de variância (ANOVA). Na metalografia confirmou-se a presença majoritária de perlita, porém há também ferrita proeutetóide na linha central da solda e globulização parcial da cementita em regiões da Zona Termicamente Afetada (ZTA), sobretudo na zona de transformação parcial. O tamanho das colônias perlíticas e o espaçamento interlamelar foram correlacionados à microdureza Vickers em toda a extensão da junta. Ensaios de tração revelaram que o metal base atendeu às especificações da Norma AREMA, no entanto, as juntas soldadas não atenderam e a fratura dos corpos de prova ocorreu na região de menor dureza da ZTA. Os resultados permitem compreender, em detalhes, as consequências do processo de soldagem sobre a estrutura do aço e as variações de propriedades em diversas regiões da junta, com destaque às alterações morfológicas da perlita. Relações com modos de falha anteriormente relatados na literatura científica também são apresentadas.-
Descrição: dc.descriptionTR-57 intermediate steel rails were welded in a Brazilian flash butt welding plant and the joints were subjected to a detailed mechanical and structural characterization. Quantitative data were subjected to ANOVA analysis. The metallography has confirmed the majority presence of pearlite, but pro-eutectoid ferrite was also verified in the weld centerline. Globulized cementite appeared in some regions of the Heat Affected Zone (HAZ), particularly in the partial transformation zone. The pearlite colony size and pearlite interlamellar spacing were related to Vickers microhardness over the full joint length. The base metal met the minimum specified tensile properties in the AREMA standard. However, the weld joints did not meet the minimum tensile strength and all samples fractured in the partial transformation zone, which has lower hardness. The results help to deep understand the structure-properties relationships over the full joint, highlighting the relations between the welding process and the resultant pearlite morphology. Considerations about the component failure modes previously related in scientific literature are also presented.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Revista Soldagem & Inspeção, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Soldagem & Inspeção <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-9224&nrm=iso&rep=&lng=pt>. Acesso em: 19 fev. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectSoldagem por centelhamento-
Palavras-chave: dc.subjectMetalurgia da soldagem-
Palavras-chave: dc.subjectTrilhos ferroviários-
Palavras-chave: dc.subjectPropriedades mecânicas de juntas soldadas-
Título: dc.titleMicroestrutura e propriedades mecânicas de um aço para trilhos ferroviários soldado por centelhamento.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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