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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Wederson de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19570 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022085 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo pretende analisar os sentidos que os indivíduos privados de liberdade atribuem à educação, considerando as contribuições de Paulo Freire. Tendo em vista que essa ação educacional está inserida na modalidade Educação de Jovens e Adultos, tratar-se-á dos desafios e entraves enfrentados pela EJA após a promulgação da Constituição Federal (1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96). Os debates acerca das especificidades de currículo, formação de professores e subjetividades dos sujeitos nortearão as discussões, haja vista que dentre os muitos desafios impostos à EJA, acreditamos que estes sejam alguns dos maiores problemas para a promoção de uma educação mais significativa a quem se encontra privado de liberdade. Desenvolver-se-á algumas considerações e análises sobre as respostas aos questionários, dispositivos utilizados na pesquisa, à luz do que propõem autores que se debruçaram sobre as proposições freireanas, a Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade, bem como dos dados que se encontram disponíveis no Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional – SIDESPEN. A experiência pedagógica realizada numa unidade prisional atrelada às questões colocadas aos apenados permitiu vislumbrar que os discentes têm a acepção de que a educação é um dos instrumentos possíveis à ressocialização e à sua emancipação como ser no mundo. | - |
| Descrição: dc.description | This article intends to analyze the meanings that individuals deprived of liberty attribute to education, considering Paulo Freire's contributions. Bearing in mind that this educational action is inserted in the Youth and Adult Education modality, it will deal with the challenges and obstacles faced by EJA after the enactment of the Federal Constitution (1988) and the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9394/96). Debates about the specificities of the curriculum, teacher training and subjects' subjectivities will guide the discussions, given that among the many challenges imposed on EJA, we believe that these are some of the biggest problems for promoting a more meaningful education for those who find themselves deprived of liberty. Some considerations and analyzes will be developed on the answers to the questionnaires, devices used in the research, in the light of what authors propose who have focused on Freire's propositions, the Education of Youths and Adults deprived of liberty, as well as the data that have been collected. are available in the Information System of the National Penitentiary Department – SIDESPEN. The pedagogical experience carried out in a prison unit linked to the questions posed to the convicts allowed us to glimpse that the students have the meaning that education is one of the possible instruments for resocialization and their emancipation as a being in the world. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Com a Palavra, o Professor permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7488>. Acesso em: 20 ago. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação prisional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo EJA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
| Título: dc.title | Os sujeitos da educação de jovens e adultos no sistema prisional, suas experiências e relações com o processo educacional : um olhar a partir das proposições freireanas. | - |
| Título: dc.title | Subjects of youth and adult education in the prison system, their experiences and relationships with the educational process : a view from Freire’s propositions. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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